Sábado, Maio 11, 2024
Início2 Toques"Contam que Pelé participou de festas na zona rural de Ipiaú", revela...

“Contam que Pelé participou de festas na zona rural de Ipiaú”, revela José Américo Castro

"Nas fazendas Denise Muniz Ferreira e de Veras", acrescenta o jornalista

REVERENCIADO NO VESTIÁRIO
/LIGAÇÕES DE PELÉ COM IPIAÚ
José Américo Castro

Falar de Pelé nunca é demais, afinal ele foi o brasileiro mais famoso e querido, o verdadeiro embaixador do nosso país no mundo. As mais celebres autoridades o reverenciaram e os mais humildes lhe abraçaram.

Quando o Santos jogou em Ilhéus ele levou para o time da Vila Belmiro o goleiro Betinho que foi bicampeão pelo Independente Esporte e Cultura de Ipiaú, e mais tarde jogou na ADJ, de Jequié, e no Vitória.  No confronto Santos com a representação ilheense Betinho fez grandes defesas, inclusive a de um pênalti cobrado por Pepe, “o Canhão da Vila”. A boemia afastou Betinho dos gramados.

Dizem que Pelé participou de festas na zona rural de Ipiaú, nas fazendas Denise Muniz Ferreira e de Veras, aquele que foi milionário e depois mendigo. Ambos eram amigos do Rei, a exemplo de Popó e Zui Muniz Ferreira.

Evandro Teixeira, um dos maiores repórteres fotográficos do mundo, iniciou sua bem sucedida trajetória profissional no Jornal de Rio Novo, em Ipiaú. Daqui foi pra Jequié, Salvador e o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Trabalhando no Jornal do Brasil, Evandro fez esta foto histórica no vestiário do Maracanã.

Pelé e Kennedy – Foto registrada por um ipiauense

Em 1966, em plena “Guerra Fria” o senador Robert Kennedy, em campanha para a Presidência da Republica dos Estados Unidos, fez questão de ir até o vestiário da Seleção Brasileira, cumprimentar a majestade do futebol, após um jogo contra a União Soviética. Pelé que estava quase nu, todo ensaboado, teve que ser coberto às pressas por uma toalha de banho. As duas seleções treinavam a melhor formação para a Copa do Mundo na Inglaterra no ano seguinte. O resultado do jogo foi um empate por 2 X 2.

Em 1958, o futebol científico da União Soviética fora batido pelo futebol arte brasileiro. Pelé e Garrincha estrearam nessa copa e desde então o futebol brasileiro encantava o mundo… O candidato esperava que aparecer ao lado do “Rei do Futebol” o ajudasse em suas pretensões de chegar à Presidência dos Estados Unidos. A imagem divulgada ao eleitorado negro americano como mais uma prova de que Bob Kennedy era amigo da comunidade. Em 1968, o senador norte-americano foi assassinado antes de ver seu sonho realizado.

Texto extraído da página do jornalista José Américo Castro no Facebook. Clique aqui e acesse.

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias