Quarta-feira, Novembro 27, 2024
InícioRegião"Professora Italva completa 100 anos e é patrimônio imaterial de Ipiaú", louva...

“Professora Italva completa 100 anos e é patrimônio imaterial de Ipiaú”, louva José Américo Castro

"Câmara de Vereadores estará lhe outorgando a Medalha do Mérito da Educação que tem o nome do médico e educador Salvador da Matta", acrescenta o jornalista

HOJE A PROFESSORA ITALVA
INTEIRANDO 1OO ANOS –
José Américo Castro

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, a professora Italva Mirtes Bittencourt Bastos, uma das mais valorosas educadoras de Ipiaú, completa 100 anos de vida.

Uma missa na Igreja Matriz de São Roque, celebrada pelo padre Marcio Luciano, inúmeras mensagens, gestos de gratidão de ex-alunos, afagos dos mais chegados, flores e outras manifestações de amor, marcam este momento histórico.

 Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao município, a Câmara de Vereadores estará lhe outorgando a Medalha do Mérito da Educação que tem o nome do médico e educador Salvador da Matta.

Na Sessão Ordinária que esta casa legislativa realizou ontem, quinta-feira, 25, foi aprovada, por solicitação do vereador Claudio Nascimento, uma “Moção de Parabéns” pelo centenário do seu nascimento.

Na última quarta-feira, 23, um grupo de ex-alunos esteve na sua residência para lhe presentear com um mosaico de fotografias onde sua imagem se destaca dentre as de tantos que bem receberam as suas lições e hoje ocupam funções importantes na sociedade.

Mensagens de felicitações das secretarias de Educação do Município e do Estado também foram enviadas à emérita educadora.

 Filha da professora Celestina Bittencourt e de Virgílio de Souza Bittencourt, nasceu em Varzedo, quando distrito de Santo de Jesus, e iniciou sua trajetória profissional em 1944 quando foi nomeada professora municipal em Ipiaú, regente da Escola Castro Alves.

Fez parte do primeiro Corpo Docente do Ginásio de Rio Novo, atuando ao lado de Dr. Salvador da Matta, Altino Cosme de Cerqueira e outros pioneiros da educação secundarista em Ipiaú.

Exerceu vários cargos em estabelecimentos da rede pública e privada e teve o mérito de, no ano de 1972, ter sido aprovada em primeiro lugar no vestibular do curso de pedagogia da Faculdade de Filosofia de Itabuna, hoje Universidade Santa Cruz. Cursou até o 3° semestre, não concluindo o curso por questões de saúde.

Em 1996, aposentou-se pelo INSS referente ao contrato com Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Viúva de Elísio Andrade Bastos, professora Italva tem três filhos: Antônio Virgílio, Elinalva e Carlos Roque, sete netos e seis bisnetos. Com seus saberes e conhecimento ela é patrimônio imaterial de Ipiaú.

Texto extraído da página do jornalista José Américo Castro no Facebook. Clique aqui e acesse.

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias