Neste último dia 15 de setembro, uma Coruja foi identificada na área de um sítio situado mas imediações da indústria Polpa Eva. A Coruja estava muito debilitada e sem conseguir voar.
Foi quando o voluntário do Papamel, Valdec, tomou a iniciativa de resgata-la para dar os primeiros cuidados.
Após ser constatado o estado de saúde da ave, com incapacidade de voar e aparentemente com sinais de fratura interna, o Papamel solicitou o apoio do Inema, através do seu Escritório em Jequié. Foi enviada uma equipe para realizar o transporte da ave de Ipiaú para Vitória da Conquista, com o objetivo de entregar a ave para os cuidados do Cetas daquela cidade.
Murucututu
Chamou a atenção e preocupou os membros do PAPAMEL, o fato de uma ave cuja ocorrência na região não é comum.
O Murucututu é um Strigiforme da família Strigidae.
Conhecido também como corujão, coruja-de-garganta-preta, coruja-do-mato, bate-caixão (Ceará) e mocho-mateiro.
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (latim) pulsatrix, pulsavi = batedor, pulsador, atacar; e de perspicillata, perspicillatum, perspicilatus = de óculos, ver através de. ⇒ (Ave) de óculos (que) ataca.
Características
Mede entre 40,5 e 51 cm (macho) e 42 e 52 cm (fêmea), e pesa entre 580 e 1075 g (macho) e 680 e 1250 g (fêmea). Esta grande amplitude de peso é devido as várias subespécies. Corujão sem “orelhas”, face com desenho branco puro, (ao contrário da P. koeniswaldiana), peito com uma fita parda, barriga uniforme branca ou amarela, íris alaranjada ou amarela. Filhote de penugem branca, disco facial preto.
Fonte: wikiaves.
Os membros do PAPAMEL suspeitam que alguém estivesse com a ave em cativeiro ou a tenha atingido com disparo de arma de fogo.
Denuncie crimes contra a natureza. Em sua cidade procure a Polícia Civil ou Militar e a Secretaria de Meio Ambiente.
Defender o Meio Ambiente é Dever de Todos.
Ascom – Papamel