Prefeito diz que ter pesquisas que apontam sua gestão com 90% de aprovação
Dois acasos pavimentaram a carreira a política do prefeito de Aiquara. Delmar Ribeiro (PP). E tudo passa pelo ex-prefeito Jositan Pimentel Santos, o Tan.
Em 2016, para fazer-se prefeito, Tan foi buscar o professor, pedagogo e responsável por uma obra social para crianças para ser seu vice. “Até ali, nunca pensei entrar para a política”, pontua Delmar.
Eles venceram, mas Tam decidiu encerrar a sua carreira política em 8 de março de 2019, quando anunciou sua renuncia ao cargo de prefeito.
Delmar Ribeiro assumiu e enfrentou resistências, mas hoje, já no exercício do seu segundo mandato, ele assegura. “Tenho pesquisas nos dão 90% de aceitação, são oito obras em andamento, sendo três com recursos próprios”, relata.
Para Delmar, a sua gestão a frente da Prefeitura de Aiquara, que tem uma população estimada de 4.387 habitantes (IBGE, 2021), é uma referência até para uma cidade de grande. “Uma referência para a região também”, diz.
Ilustra o grau de reconhecimento das conquistas de sua gestão, dando como exemplo o Poder Legislativo de Municipal de que, depois uma resistência inicial, no mandato que ele herdou de Tan, agora, no mandato que as urnas lhe conferiu, os vereadores chegam a aprovar por unanimidade seus projetos.
Como vice de Tan em 2016, eles venceram Márcio Meira (PSL), obtendo 1.213 votos (36,49%). Em 2020, já como prefeito e encabeçando a chapa, Delmar foi reeleito com 1.740 votos (53,41%), contra 1.512 (46,49%) do mesmo Márcio Meira.
Delmar Ribeiro tem 40 anos e é filho do vaqueiro Deli com a costureira Laurita. É casado com a professora Vânia, com quem cria dois enteados.
É pedagogo e professor da Rede Municipal de Ensino. Mas, de origem humilde, orgulha-se de ter construído a casa vendendo cachorro quente e, ainda hoje, mora nela, que é localizada numa área popular da cidade, conhecida com Kit Moradia
Delmar Ribeiro respondeu aos questionamentos do âncora Cleber Gadita, na edição desta última sexta-feira, 24/9, do Pela Ordem da 2D.
Assista a íntegra:
2D