Quinta-feira, Novembro 28, 2024
InícioRegiãoIpiaú, Jequié e Itabuna: a violência assusta

Ipiaú, Jequié e Itabuna: a violência assusta

Bahia justificando o topo do ranking no mapa nacional de violência

A Bahia voltou a figurar como o estado mais violento do Brasil, de acordo com dados do DataSUS (banco de dados oficial do Ministério da Saúde) divulgados nesta segunda-feira (10) pelo Centro de Pesquisa em Direito e Segurança (Cepedes). O levantamento aponta que o estado registrou 6.371 assassinatos em 2021, número que é quase o dobro do que o segundo colocado, Pernambuco, que teve 3.356 casos – a diferença é de 89,8%.

E a realidade vai confirmando a estatística, com a violência geograficamente distribuída pelos quatro cantos do Estado. Pontua-se os casos de Jequié, Ipiaú e Itabuna, com a 2D reproduzindo informações do portais Jequié Repórter, Giro Ipiaú e Verdinho Itabuna.

Jequié Repórter
Dois homicídios e uma pessoa baleada constam dos registros policiais na manhã de quinta-feira (13), em Jequié. O primeiro assassinato ocorreu no Residencial Alto da Colina, no Cansanção, bairro Joaquim Romão e o outro no Residencial Beira Rio, no Curral Novo.

Na noite do feriado nacional de 12 de outubro, um tiroteio ocorreu na chamada Rua da Linha, também conhecida como Manga de Elza, bairro Caixa d’água. Antigo Barro Preto com uma pessoa morta e outra baleada e socorrida para o Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. A vítima foi identificada como Rafael Gonçalves. Dados da Polícia Civil aponta, 74 homicídios este ano, em Jequié.

Bairro Euclides Neto em Ipiaú: residência invadida por homens armados. Foto Giro Ipiaú

Giro Ipiaú
O município de Ipiaú voltou a registrar mais um homicídio nessa semana. O terceiro confirmado em 24 horas. Na madrugada dessa sexta-feira (14), por volta de 01h20, homens armados invadiram uma residência na Rua 13 de Maio, bairro Popular, e atiraram várias vezes contra Caique Santos Oliveira, de 28 anos. A maioria dos tiros atingiu a cabeça da vítima que foi baleada na cama.

Esse homicídio junta-se ao do mototaxista Huóliver Nogueira Santos, de 27 anos, morto na madrugada do dia anterior na Rua Joaquim Nabuco e ao de um corpo encontrado numa cova rasa em uma área rural próxima ao Residencial ACM

A suspeita é que esse corpo seja do jovem Cleuber Souza de Oliveira, de 18 anos, desaparecido com sua mãe, Cibele Pinheiro de Souza, de 41 anos, desde a última segunda-feira. A Polícia Civil segue com as investigações.

Verdinho Itabuna
Um motorista de aplicativo foi baleado na noite dessa quinta-feira (13), em um posto de combustível, próximo a uma churrascaria, na Avenida Amélia Amado, nas imediações da Rodoviária, em Itabuna. A vítima foi identificada como Tameus Santos de Oliveira, de 34 anos. 

O rapaz estava estacionado no mesmo local de costume, aguardando corrida, quando foi surpreendido pelos assassinos, que atiraram várias vezes, a maioria à queima-roupa. Tameus foi atingido na cabeça. braço e altura do peito.

O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O Samu confirmou o óbito. Segundo a polícia, Ele já foi morador do bairro Nova Itabuna, mas atualmente estava residindo no centro da cidade.

Ainda não há informações sobre os atiradores. A Polícia Militar isolou a cena do crime para o trabalho da perícia, que não encontrou nenhuma cápsula no local. A delegada Lisdeili Nobre também esteve no local para acompanhar os trabalhos. 

De acordo com a polícia, a vítima já teve envolvimento com o mundo do crime. Tameus, inclusive, era suspeito de ter participado de um assalto a uma granja na BR-415, próximo ao entrocamento de Itapé.

Amigos relataram que Tameus vinha tentando levar uma vida honesta. Ele deixou um filho de poucos meses de idade. Familiares estiveram no local. O clima é de comoção. O corpo do motorista foi levado para o Departamento de Polícia Técnica. 

O DataSUS
A violência geograficamente esparramada na Bahia – como exemplificam os casos de Jequié, Ipiaú e Itabuna – não é um processo isolado. O estado costuma povoar o mapa da violência, como revelou o DataSUS.

De acordo com os registros consignados na compilação, foram contabilizados no país, em 2021, 42.391 homicídios. É o menor número absoluto desde 1998, quando os registros somaram 41.950, de acordo com o Cepedes. Em termos percentuais, houve uma redução de 11,09% no número total de óbitos intencionais em relação a 2020 (47.680 casos computados).

Além disso, a Bahia foi um dos sete estados que tiveram aumento nos homicídios, enquanto todos os demais registraram redução nos números entre 2020 e 2021. A Bahia computou, ainda, mais que o dobro dos assassinatos em relação a estados mais populosos, como São Paulo (2.954 casos), Minas Gerais (2.385) e Rio de Janeiro (2.673).

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias