O resultado que brota das urnas, nas eleições municipais de 2020 em Ipiaú, mostra a força de uma candidata que muito bem geriu o espólio eleitoral herdado de seu esposo, José Andrade Mendonça, prefeito de Ipiaú de 2001 até 2008, dois mandatos consecutivos.
A prefeita de Ipiaú reeleita, Maria das Graças Mendonça (PP), conseguiu converter em aliados tradicionais adversários, como o ex-deputado Cleraldo Andrade, o empresário Eduardo Pereira (Dú) e o médico Leôncio Campos.
Reeleita com 11.349 votos, 49,87% dos votos válidos, Maria conseguiu resistir a um intenso bombardeio dos seus opositores – que incluiu até denuncias de corrupção na sua gestão – e foi reconduzida a cadeira de chefe do executivo com uma margem de 2.691 votos para seu principal oponente, o empresário Alípio Oliveira Júnior, o Alipinho (MDB), que conseguiu conquistar 8.658 votos dos eleitores ipiauenses, o equivalente a 38,04% dos votos válidos.
Alipinho é um estreante na politica, anunciou sua candidatura já no curso da pré-campanha eleitoral e, com seus 8.658 votos, tomou o protagonismo do ex-prefeito Deraldino Araújo (DEM), que somou modestos 2.182 votos e pode está de mala prontas para aposentadoria política.
Margem inferior
Maria das Graças venceu em 2020 com margem inferior as eleições de 2016, quando obteve 57,79% dos válidos (12.790 votos), contra 42,21% do seu adversário a época, o empresário e ex-deputado Cleraldo Andrade, que somou 9.342 votos.
Mas fora uma eleição com apenas dois candidatos. As eleições encerradas ontem foram oito candidatos.
Entre estes oito, a grande surpresa do pleito foi o empresário e empreendedor esportivo Alípio Júnior. Embora seja um capitão de primeiro timão, Alipinho navegou ao estilo de um desenvolto, moderno e experimentado homem público. Adotou o “Gordinho” como mote publicitário e apostou fichas num tecnicamente e bem conduzido marketing digital eleitoral. Através de vídeos que criticava seus concorrentes, respondia aos ataques, apresentava sua plataforma de governo e formulava denuncias, sobretudo, contra a atual gestão da prefeita Maria das Graças (PP).
Conseguiu polarizar as atenções do eleitorado para seu embate com o grupo politico que administra a cidade de Ipiaú. Não ganhou eleições, mas afirmou-se como o principal líder político de oposição.
Ontem, via grupos de whatsapp ele fez seu primeiro comunicado pós eleição, prometendo um vídeo para hoje, veja: “Boa noite família 15!!
Me considero um vitorioso, pois, quando coloquei meu nome para disputar a eleição, foi pela insatisfação de ter que ir para sexta eleição tendo que escolher entre Deraldino ou um Mendonça. Entrei desacreditado, sempre ouvindo que Ipiaú não tinha tradição de uma terceira opção, tive coragem e determinação, de entrar na disputa sem procurar nenhuma velha liderança politica, por isso me sinto vitorioso, pois na próxima eleição vai ser diferente, como já foi nesta. Essa vitoria não seria possível sem o apoio da família 15.
Obrigado a todos vocês, tenho uma gratidão enorme e vamos manter esta família unida.
Amanhã vou gravar um vídeo para vocês”
Rede2D – Redação