Quinta-feira, Novembro 21, 2024
InícioGeralClima de mudança na OAB-BA chega a Ipiaú

Clima de mudança na OAB-BA chega a Ipiaú

Almoço reuniu um grupo de advogados, em encontro com Ricardo Costa – que é candidato a presidente da OAB Subseção Ipiaú, que envolve 12 municípios – com a candidata a presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas

Não vai bem a advocacia baiana. Para advogados que se movimentam pelas mudanças na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, o cenário é de desvalorização, chegando a um estado de precarização.

“É neste cenário que a Chapa Muda OAB se apresenta, com uma mensagem de transformação e renovação, já que atual grupo que administra a OAB-BA tomou conta da Ordem há 12 anos e não vem atendendo os anseios da classe, mas, pelo contrário, vem apenas utilizando a instituição como trampolim para conseguir cargos na magistratura”, diz Ana Patrícia Dantas Leão, que encabeça a chapa de oposição, como candidata a presidir a ordem no triênio 2025/2027.

Alinhado com Patrícia, está o Advogado Ricardo Costa, que apresenta seu nome para presidente da subseção OAB de Ipiaú, que envolve os municípios de Aiquara, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ibirapitanga, Itagibá, Ipiaú, Jitaúna, Ubaitaba e Ubatã.

Para Ricardo, o cenário estadual não é diferente do cenário regional e se propõe: "Vamos valorizar a nossa profissão, lutando a contra a precarização da atividade do advogado. Como já fazemos, como delegado da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, seremos intolerantes contra qualquer violação".

Ana Patrícia entre Ricardo Costa e Kelly Silva (vice na chapa de Ricardo)

Ricardo e Ana Patrícia tem em comum o histórico de militância pela causa da advocacia.

Ricardo Coelho Costa, advogado há 18 anos, esteve delegado da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia no período de 2019 até 2021. Ocupou a presidência da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Subseção de Ipiaú, entre os anos de 2022 e 2023.

Atualmente, é delegado, mas agora a nível estadual, desta mesma Comissão de Direitos e Prerrogativas.

Em 2015, Ana Patrícia Dantas Leão rompeu com uma antiga tradição do setor jurídico e foi eleita a primeira mulher advogada a ocupar a vice-presidência da OAB-BA, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2018. Tem 22 anos na profissão.

Antes, em 2013, foi vice-diretora da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA) e Conselheira Estadual, contribuindo para o fortalecimento da Escola e promovendo a expansão dos cursos para todo o estado da Bahia. Também como integrante das comissões de Direito de Família e do Direito Portuário, da OAB Nacional.

Ricardo e Ana Patrícia estiveram reunidos nesta última quarta-feira (23), em um restaurante no distrito do Japomerim em Itagibá, num almoço com advogados e advogadas de toda a região, militantes do movimento Muda OAB-BA.

Chapa da Mudança: A frente, Ricardo e sua vice, Kelly Silva. Ao fundo, Aryana Rios (tesoureira), Thaís Cafezeiro (secretária geral) e Ednaldo Gomes (secretário adjunto).

As eleições
as eleições da OAB Estadual e todas as suas 37 subseções estão marcadas para o dia 19 de novembro, entre dois feriados (o dia 15 de novembro, Proclamação da República, e o dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra)

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias