Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioRegiãoIpiaú: Delegacia Regional mobiliza 68 policiais e avança contra facção Tudo 3,...

Ipiaú: Delegacia Regional mobiliza 68 policiais e avança contra facção Tudo 3, na Operação Esaú e Jacó

De acordo com a Polícia Civil, disputa territorial interna de facção criminosa desencadeou a uma série crimes de homicídio, tráfico de drogas e tortura na região

Nas primeiras hoje (1) e por durante toda a manhã, a cidade de Ipiaú esteve sob a ação de operação da 9ª Coorpin de Jequié, unidade regional da Policia Civil da Bahia, coordenada pelo delegado Rodrigo Fernando, em consórcio com a Polícia Militar da Bahia, através das equipes da 55ª CIPM e Rondesp

Na mira, uma facção criminosa conhecida como Tudo 3. Segundo informação da PC, uma ruptura interna de comando teria desencadeado uma sucessão de crimes em Ipiaú e região, que envolveu tráfico de entorpecentes, homicídios e prática de tortura, numa guerra por ocupação de território.

E assim, foi deflagrada a Operação Esau e Jacó, que mobilizou 23 viaturas e 68 policiais, entre civis e militares, para cumprir mandados de prisão temporária e de busca e apreensão.

No total, foram 15 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em residências localizadas no município de Ipiaú e uma em celas do Conjunto Penal de Jequié. Prisões temporárias, foram 12 os mandados expedidos pelo sistema judicial. Foram acionados policiais de Ipiaú, Itagibá, Ibirataia e Jequié.  

Como resultado, cinco suspeitos foram presos e um crime de homicício foi elucidado. Ainda foram apreendidos três menores infratores, autuados em flagrante delito.

Apreensões
🪒Armas de fogo
Uma espingarda calibre 12, um rifle Calibre 22, dois revólveres 38 e 36 munições calibre 22
🪒Drogas
497 gramas de cocaína, 1,5 quilo de maconha
🪒Outras
24 aparelhos celulares, sete armas brancas e R$ 658 dinheiro em espécie.

Porque operação Esaú e Jacó
Esaú e Jacó é uma história bíblica do livro de Gênesis. Trata da relação entre irmãos gêmeos, que possuíam grande ligação. Segundo a tradição, o filho primogênito, Esaú, tinha direitos exclusivos. Mas o irmão mais novo, Jacó, traçou um plano para enganar o irmão mais velho e comprar o “Direito” deste último. O fato criou uma grande inimizade entre os gêmeos.

Esta operação tem correlação na medida em que dois líderes de facção criminosa, que inicialmente atuavam juntos, romperam e deram início a disputa entre si, conforme explicou a Polícia Civil

TJBA derruba liminar que suspendeu toque de recolher em Itabuna

Rede2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias