Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoIdosos do Abrigo dos Velhos de Ipiaú estão, surpreendentemente, muito bem, diz...

Idosos do Abrigo dos Velhos de Ipiaú estão, surpreendentemente, muito bem, diz a médica Lezith Dolores

Voluntaria e religiosamente, a médica nefrologista Lezith Dolores está de plantão, todas as quartas-feiras, na Fundação Casa de Deraldina, o Lar dos Idosos de Ipiaú. Assim o faz há três anos. Ela se diz surpresa com estado de saúde dos idosos lá abrigados, ainda que 34 deles tenham testado positivos para o Covid-19. “Eu estou vendo aqui uma realidade bem diferente do que se diz na mídia. Estes 36 testados positivos, por exemplo, ninguém está sentindo nada”, estranha e celebra a médica o bom e assintomático quadro de saúde dos diagnosticados com o Covid-19 no Abrigo.

Mas ressalva a médica. “Estão bem até o momento, medicina não é matemática. Mas esperamos que assim prossiga”, pontua. A médica ainda informa que apenas um paciente foi encaminhado para o Centro de Atendimento ao Covid-19, instalado na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento de Ipiaú.

A médica nefrologista também faz questão de pontuar a forma muito competente como a situação vem sendo conduzida pelo médico responsável pela questão do Covid-19 no Abrigo. “Sim. De forma muito competente e responsável”, avalia.

Lar dos Idosos de Ipiaú: desde 1978

Lezith, que adotou Ipiaú como residência profissional e domiciliar ha 34 anos, também se diz impressionada com o excelente tratamento que os idosos recebem do quadro de profissionais do Abrigo. “Eles estão se alimentando direitinho e eu vejo o cuidado do pessoal do Abrigo, isso é uma coisa muito importante. Eu não encontro nada lá com defeito. Senão, até eu não estaria lá”, testemunha a médica, que é Cristã, militante da Igreja Adventista do 7º Dia.

Lezith Dolores Rostand Cerski conjectura, sem diagnosticar, que a feliz surpresa do bom quadro de saúde dos idosos pode está relacionada ao fator imunidade. “Como eles são bem tratados e bem alimentados”, pondera. “É tudo muito bem feito lá”, assegura a médica.

Ela esclarece que, desde o dia 15 março, está afastada do Abrigo, por questões de segurança: ela atende na cidade de Jequié pacientes de sua área de especialidade. Mas, mesmo a distância, vem acompanhando e monitorando tudo.

O coronavírus no lar dos idosos
Na tarde desta terça-feira, dia 5 de maio, foram confirmados mais 46 casos do novo coronavírus. Destes, 06 são adultos jovens, 03 detectados por exames na Clínica São Roque e 03 por testes rápidos feitos pela equipe epidemiológica do município.

No  Lar dos Idosos de Ipiaú, entidade filantrópica,  foram 34 são idosos e 6 colaboradores da instituição infectados.  Os dados são do mais recente boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú. Agora, o municipio tem 99 casos confirmados.

Em video, Margarete do Abrigo anunciou que testou positivo para o Coronavírus. Assista

Margarete e o Abrigo
“O Abrigo presta um grande serviço em toda nossa região. Aquela instituição é minha vida. Me sinto honrada em está ali em cada manhã. Você aprende o sentido da vida, o sentido do que é ser uma pessoa de idade”, disse Margarete, em recente post em seus perfis de rede social.

Ele se refere à Fundação Casa Deraldina, fundada em 1978, pelo casal Dona Zizinha e Dr. Nogueira. “Essas pessoas trabalhavam na lavoura do cacau e, quando chegavam à idade avançada, eram dispensadas e ficavam pela rua por não ter onde morar. E, sensibilizada, em 1978, ela fundou o Lar dos Idosos de Ipiaú, como era chamada”, relembra a motivação da abertura do abrigo.

Margarete começou no Abrigo ainda adolescente e deu sequência obra de comunhão e caridade. É vice-prefeita de Ipiaú desde 2017 e foi vereadora de 2013 a 2016.

Rede 2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias