Domingo, Novembro 24, 2024
InícioGeralASSISTA: Ubatã vem cumprindo com rigor os protocolos da OMS, diz a...

ASSISTA: Ubatã vem cumprindo com rigor os protocolos da OMS, diz a secretária Bárbara Santiago

O DNA de Bárbara Santiago Madeiro é ipiauense. Ela é neta do advogado, professor e ex-vereador, Edvaldo Santiago, o Professor Tatai; e da professora Vanda Santiago. É filha de Isabel Santiago, oficial de justiça do Tribunal de Justiça – TJ-BA.

Mas a vizinha cidade de Ubatã, via prefeita Simeia Queiroz (PSL), cuidou de importar e fez da enfermeira sua Secretária Municipal de Saúde, desde setembro do ano passado. Ontem, 6, ela esteve virtualmente presente na bancada do Programa Visão e foi sabatinada por Gil Pereira e Nailton Borges, sobre os desafios do enfrentamento do novo coronavírus na cidade.

Bárbara com a mãe e os avós. O Professor Tatai já está na eternidade. (foto extraída da conta pessoal de Bárbara no Facebook)

Bárbara diz não ter receita específica contra o Covid-19. “Não é como uma receita de bolo. Não se tem uma receita específica. O que nós temos feito é seguido os protocolos da Organização Mundial da Saúde – OMS”, pondera.

Ela assegura o munícipio vem buscando cumprir à risca os protocolos estabelecidos pela OMS e pelo  Ministério da Saúde, no combate à Covid19. “Nao só com a realização de ações diretas de atendimento as pessoas infectadas ou apresentando sintomas, a exemplo da inauguração do Centro de Triagem do Covid-19 na Unidade Básica  de Saúde  do São  Raimundo”, relata a enfermeira e secretária. Ela ainda cita a  realização de testes rápidos e outros serviços, como medidas preventivas, tipo decretação do toque de recolher, campanhas de conscientização e barreiras sanitárias.

Assista a íntegra da entrevista:

Assista a boa entrevista da Secretária de Saúde de Ubatã

O Covid-19 em Ubatã
Dados do dia 5 deste mês, de boletim da Secretária Municipal de Saúde, apontam sete casos confirmados na cidade, com 5 curados. Três pessoas aguardam os resultados dos testes. 38 casos foram notificados e 28 descartados. 143 pessoas estão em monitoramento.

Rede 2D – Redação,
Com Gil Pereira e Nailton Borges

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias