Causaram estranheza, dados que dizem respeito às prefeituras de Ubatã e Ibirataia. mas as informações não são delas, esclareça-se. A fonte é de um portal do Governo do Estado da Bahia, que se destina a medir e informar os números da cobertura vacinal contra o Covid-19 no Estado, seccionado por município.
Em Ibirataia, consta que foram distribuídas 480 vacinas, mas já foram vacinadas 512 pessoas, que receberam a 1º dose da Coronavac.
Em Ubatã, as vacinas distribuídas foram 377, mas os dados já apontam 391 pessoas, como já tendo recebido a primeira dose da vacina.
Assim, relatou a 2D, em matéria que você pode conhecer acessando aqui.
Hoje, a enfermeira Bárbara Santiago Madeiro, secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Ubatã, emitiu nota para as redes sociais, que esclarecem os dados confusos.
O Instituto Butantan informa aos profissionais de saúde que cada frasco da vacina do Butantan tem 10 doses. Mas seguindo boas práticas de fabricação é envasado um volume maior. Cada ampola tem 6,2 ml. Esse volume extra pode ser utilizado e render até 2 doses a mais por frasco.
— Instituto Butantan (@butantanoficial) January 23, 2021
“O Instituto Butantan informa aos profissionais de saúde que cada frasco da vacina do Butantan tem 10 doses. Mas seguindo as boas práticas de fabricação, é envasado um volume maior. Cada ampola tem 6,2 ml. Esse volume extra por ser utilizado e render até 2 doses a mais por frasco”, diz a prefeitura, reproduzindo texto do próprio Butantan.
- CLIQUE E ACESSE
Portal do Governo da Bahia com a cobertura vacina
- Planilha em extensão excel, com os dados de cada município
Nota da Anvisa sobre a questão das vacinas
E assim, explica a secretaria. “Nesse contexto, percebe-se que o município de Ubatã, a exemplo dos demais municípios brasileiros, recebeu uma quantidade de doses superior ao oficialmente informado pelo Ministério da Saúde e também Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), diz a nota de esclarecimento assinada pela própria Bárbara.
Nota de esclarecimento para as redes sociais
Rede2D – Redação