Movimento nacional reúne diversas igrejas evangélicas e conclama mães a orar - diariamente e por 15 minutos - pelos filhos
Ontem (15) em Ipiaú, foi mais um dia de proclamação pública do movimento supra evangélico Desperta Débora, na sua 11ª Caminhada. Depois de peregrinar por diversas ruas da cidade – com faixas, cartazes e som – os jovens, mães e pais entusiastas da cruzada evangelizadora fizeram uma concentração final na Praça da Bíblia, antiga Feirinha.
Nacionalmente fundado em 1995, “é um movimento de oração, cujo alvo é despertar milhares de mães intercessoras, biológicas, adotivas, ou espirituais, de qualquer denominação, comprometidas em orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude, levantando uma geração comprometida com Deus a começar por seus filhos”,
como explica o texto de portal do site do movimento, que você pode acessar clicando aqui.
Em Ipiaú, foi fundado em 2009, mas teve sua caminhada inaugural no ano de 2010. “A gente criou a caminhada por uma necessidade de divulgar o Ministério”,
explicou a 2D, uma das coordenadoras do movimento, Maricélia Souza, que é evangélica da Igreja Batista Sete de Setembro.
Maricélia conta que todas as quintas-feiras, em diversas igrejas da cidade, são promovidas orações coletivas em clamor aos jovens habitantes de Ipiaú. “É a missão orar pela vida deles e ver mudanças e milagres acontecerem”, justifica a coordenadora.
Ela também conta que o Ministério Desperta Débora exerce o papel do apoio espiritual e evangelizador as mães enlutadas, pela perda de filho. “Uma vez por mês, nós vamos em uma igreja da cidade, com o propósito de, junto com as mães, orar pelos filhos”, acrescenta.
Explica também Maricélia Souza, que no bairro onde nascem as tradicionais caminhadas de 15 de novembro, é exercido uma atividade evangelizadora. Na de ontem, a ação envolveu o bairro Aparecida. “São 13 denominações religiosas envolvidas”, detalha Maricélia.
As mães e mulheres do Desperta Débora ainda promovem visitas a centros de recuperação para dependentes químicos em Ibirataia e Ipiaú, além da Casa do Menor de Ipiaú. Ainda fazem uma atividade voltada para o incentivo da prática de leitura, na promoção da bibliotecas itinerantes.
“Hoje, a gente celebra com gratidão ao Senhor estes 11 anos de caminhada. Ipiaú já espera o Desperta Débora”, destaca a líder religiosa.
Nacionalmente
A Mocidade Para Cristo (MPC) do Brasil coordena o ministério Desperta Débora desde 1995, ano no qual foi fundado. Atualmente coordena também o recém-criado grupo dos pais chamado de Homens de Coragem.
No Brasil, o pastor Marcelo Gualberto exerce a função de diretor nacional desta missão e até o ano de 2008 atuou como coordenador nacional do Desperta Débora. Hoje é o Coordenador Geral. Hélida Paixão é a coordenadora nacional e o Ministério está em 24 dos 27 estados da federação.
Surgiu de uma visita de dois pastores a Coreia do Sul, onde conheceram uma experiência de 100 mil jovens em grupos de oração.
2D