Luana Brito Sampaio, de 33 anos, comanda a Guarda Civil Municipal, fundada em 1990
Ponto para a cidade de 10.525 habitantes, segundo estimativa de 2020 do IBGE, que, há mais de 30 anos, instalou a sua GCM. Ponto para o município de Dario Meira.
Ponto para William de Almeida Sena, o William de Alemão (PP), que apostou em duas mulheres para comandar as 53 pessoas que formam o efetivo da Guarda Civil Municipal, da cidade que ele administra pelo segundo mandato consecutivo.
Mas Luana Brito Sampaio de 33 anos, mãe de uma filha, tem desafios para enfrentar para além do posto de comandante, onde está há seis meses. “Além de conviver com a criminalidade e com os riscos, ainda temos que encarar o machismo. E, como outras mulheres, tenho que provar que sou capaz, que faço meu trabalho com eficiência e qualidade”, avalia Luana, que é mãe de Laviny e esposa de Diego Alexandre.
Mas o preconceito passa longe, ela não se intimidada. “O fato de ser mulher não diminui em nada minha capacidade, pelo contrário, isso me motiva, e é a partir disso que busco está preparada para dar o melhor pra servir e proteger a sociedade. Aos poucos, vou vencendo as barreiras do preconceito e conquistando espaço”, observa a comandante de 47 homens e 5 mulheres, além dela.
Além da proteção do Patrimônio Público Municipal, explica Luana, os membro da GCM promovem ações de prevenção a violência, com rondas ostensivas pelo perímetro urbano da cidade. Ainda na sua atividade prevenção a violência, A GCM promove palestras junto a comunidade. E o combate a violência contras mulheres é um dos principais temas.
Sobre a Guarda Municipal
A Guarda Municipal, conforme disposição do § 8º, do artigo 144, da Constituição Federal, é uma agência administrativa municipal, que pode ser criada por lei de iniciativa do Poder de Executivo e aprovada pela câmara dos vereadores da cidade, como instrumento de segurança pública do município. Seus componentes possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os funcionários municipais.
A GCM, como é conhecida, pode ainda auxiliar os outros órgãos de segurança pública, tais como: a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.
Essa denominação, entretanto, pode variar: na cidade de São Paulo recebe o nome de Guarda Civil Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro, Guarda Municipal. Tem-se convencionado o uso de uniforme azul marinho pelos guardas. No Rio de Janeiro foi adotado o fardamento cáqui para melhor diferenciá-los dos policiais militares, contudo a probabilidade de voltar a cor azul marinho é latente.
As Guardas Civis são organizações de natureza eminentemente civil, não se confundindo com corporações militares. Fonte (GCM – Brasil)
2D
Ipiaú: Gadita pede formação de Guarda Civil Municipal com concurso público