O vereador entende que, pela importância estratégica, não cabe puxadinhos e improvisos
Ele é vereador e veio da Polícia Militar da Bahia. É do segmento da segurança pública. Não por acaso, é um entusiasta da criação da Guarda Civil Municipal de Ipiaú – GCM.
E aposta: “o município reúne as condições – materiais e financeiras – de formar a melhor das guardas civis municipais”.
Assim, desenvolveu um projeto e vem divulgando e debatendo com os seus seguidores nas redes sociais. “É um serviço técnico e especializado, não cabem puxadinhos. A GCM tem a missão de proteger bens, serviços e instalações, preservando o patrimônio municipal. Aditivamente, pode atuar no processo disciplinar do trânsito. Ainda auxilia as policias militar e civil na condução da segurança pública”, fundamenta o vereador Cleber Gadita (PDT).
Mas preocupa Gadita, entre todas as questões, o aspecto da formação, o tema relacionado ao concurso público. Para ele não há outro caminho para recrutar, selecionar, treinar e formar os homens e mulheres que poderão formar a GCM de Ipiaú. “Você já pensou se o Estado, para formar novos policiais militares, fizesse aproveitamento de vigilantes que já pertencem ao quadro de servidores do Governo?”, questiona Cleber.
Para Cleber, a instalação da GCM de Ipiaú deve obedecer o mesmo rito de como as corporações de segurança pública dos governos estaduais recrutam novos policiais. “Não há outro caminho, tem que contratar gente especializada para treinar, gerir e fazer a seleção pública. Até porque, concurso público é a forma legal e moral de habilitar as pessoas a ingressarem nas carreiras públicas”, avalia o vereador.
Clique aqui
e conheça a íntegra do projeto de Gadita
Sobre a Guarda Municipal
A Guarda Municipal, conforme disposição do § 8º, do artigo 144, da Constituição Federal, é uma agência administrativa municipal, que pode ser criada por lei de iniciativa do Poder de Executivo e aprovada pela câmara dos vereadores da cidade, como instrumento de segurança pública do município. Seus componentes possuem as mesmas prerrogativas e obrigações legais que os funcionários municipais.
A GCM, como é conhecida, pode ainda auxiliar os outros órgãos de segurança pública, tais como: a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares.
Essa denominação, entretanto, pode variar: na cidade de São Paulo recebe o nome de Guarda Civil Metropolitana e na cidade do Rio de Janeiro, Guarda Municipal. Tem-se convencionado o uso de uniforme azul marinho pelos guardas. No Rio de Janeiro foi adotado o fardamento cáqui para melhor diferenciá-los dos policiais militares, contudo a probabilidade de voltar a cor azul marinho é latente.
As Guardas Civis são organizações de natureza eminentemente civil, não se confundindo com corporações militares. Fonte (GCM – Brasil)
2D