A previsão é que até a manhã desta terça-feira (9) chova mais de 60 mm por hora, ou mais de 100 mm por dia, com chances de enxurradas e quedas de árvores, entre outras ocorrências
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta segunda-feira (8/4), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de grande perigo (alerta vermelho) para os municípios da Região Metropolitana de Salvador, Sul e Centro Sul baiano. O alerta teve início às 16h50 desta segunda e se estenderá até às 9h desta terça-feira (9).
Durante o período iminente do alerta, pode ocorrer chuva superior a 60mm/h ou acima de 100mm/dia, com grandes chances de enxurradas, alagamentos, transbordamentos de rios, quedas de árvores e deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Por esses motivos, a recomendação da Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observar alteração nas encostas e permanecer em local abrigado. Se necessário, buscar mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.
Segundo informações da Sudec, a Bahia tem, até o momento, 275 pessoas desabrigadas, 2.281 desalojadas e sete mortes registradas em decorrência da chuva. Os números correspondem a ocorrências em 103 cidades, das quais 48 decretaram situação de emergência (SE). São eles:
- Anagé
- Angical
- Apuarema
- Baixa Grande
- Barra
- Boa Vista do Tupim
- Cabaceiras do Paraguaçu
- Caetité
- Canavieiras
- Cansanção
- Cícero Dantas
- Contendas de Sincorá
- Cotegipe
- Cravolândia
- Dário Meira
- Ibicuí
- Iguaí
- Ilhéus
- Itaju do Colônia
- Itamari
- Itororó
- Jequié
- Lagoa Real
- Lençois
- Maiquinique
- Medeiros Neto
- Milagres
- Monte Santo
- Muquém de São Francisco
- Mutuípe
- Nordestina
- Nova Canaã
- Paulo Afonso
- Pedro Alexandre
- Quijingue
- Ruy Barbosa
- Santa Brígida
- Santa Luzia
- Santaluz
- São Miguel das Matas
- Saubara
- Tanhaçu
- Ubaíra
- Valença
- Varzedo
- Wanderley
- Canudos
- Jeremoabo
As informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.
Com Aratu On