Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioRegiãoSegundo APLB, prefeitura de Jequié tem 797 servidores temporários para 500 efetivos...

Segundo APLB, prefeitura de Jequié tem 797 servidores temporários para 500 efetivos na área de Educação

Sindicato protocolou denúncia no Ministério Público dizendo que conduta é imoral e ilegal

Associação dos Professores Licenciados da Bahia, APLB Sindicato – delegacia de Jequié -, foi ao Ministério Público (hoje, 1/8), protocolar denúncia contra a Prefeitura de Jequié e o prefeito Zenildo Brandão, Zé Cocá (PP).

A bronca do sindicato é com a contratação de, segundo ela, 797 servidores temporários para área de educação, entre profissionais de educação e professores. Enquanto efetivos, na área – são 500 servidores.

"A atual Administração Municipal de Jequié por violar o dispositivo constitucional que autoriza a contratação de pessoal em caráter excepcional, comprometendo o cumprimento da Constituição Federal quando utilizado de maneira abusiva, visto que o número de professores efetivos são em torno de 500, as contratações temporárias passam de 700", informa o sindicato em texto para o seu site.

Segundo o Sindicato, a prática viola o Art. 37 da Constituição Federal, que versa sobre o modo acesso ao serviço público.

Ela acusa ainda a gestão de adotar uma prática clientelista e atender a interesses privados, com a regular e reiterada prática de contratar por temporada e não por concurso público.

A contratação do servidor público temporário se dá mediante necessidade de atender demandas específicas de excepcional interesse público da União, Estados e Municípios. São aqueles contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, segundo disciplina Constituição.

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias