Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoRegras do jogo: Ela tem 39 anos e vai herdar oito anos...

Regras do jogo: Ela tem 39 anos e vai herdar oito anos de mandato sem ter tido um único voto

Ana Paula Lobato é suplente de Flávio Dino, indicado ao STF. Antes, ela tentou, sem sucesso, ser deputada estadual. Mas conseguiu ser vice-prefeita de sua cidade, o município de Pinheiro, no Maranhão, na segunda tentativa consecutiva, nas eleições de 2020. Deve ser confirmada, ainda este ano, titular de um mandato de oito anos como senadora da República

Com Dino e o esposo: todos do PSB

Ana Paula Dias Lobato Nova Alves (PSB) está senadora desde 1º de fevereiro deste ano, porque o titular o mandato está Ministro da Justiça do Governo Lula (PT) deste 1º de janeiro deste 2023.

A 1ª suplente deve ser efetivada titular, porque Dino deve ir ao STF: foi indicado pelo presidente Lula. Com isso, a jovem de 39 anos herda um mandato oito anos.

Nascida em Pinheiro, no interior do Maranhão, conterrânea do ex-presidente José Sarney, Ana Paula Lobato, de 39 anos, é enfermeira de formação e também atua no ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção. Ela entrou na vida política e se filiou ao PPS (antigo Cidadania), ainda em 2011, e tentou a eleição para deputada estadual em 2014, sem sucesso. Já pelo PDT, ao qual se filiou em 2016, tentou se eleger vice-prefeita na chapa de Dr. Leonardo Sá (PCdoB) na cidade natal, mas perdeu. Quatro anos depois, concorreu e venceu como vice de Luciano Genésio (PP).

Durante o período em que ocupou o cargo, foi empossada prefeita interina por um mês depois de o chefe do Executivo local ter sido afastado da cadeira pela Justiça, em 2022. Ele e outras seis pessoas foram acusados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de prática de crimes de responsabilidade, em relação ao prefeito, e lavagem de capitais e organização criminosa, por crimes cometidos entre 2017 e 2021.

No mesmo ano, ela se desfiliou do PDT e migrou para o PSB, legenda de Dino, e pela qual concorreu a suplente do atual ministro da Justiça. No começo do ano, precisou se licenciar do cargo na prefeitura de Pinheiro para ocupar a vaga na Casa, com a nomeação de Dino para integrar o ministério de Lula. Ela se tornou a pessoa mais jovem a ocupar uma cadeira no Senado na atual legislatura, ainda com 38 anos.

Lobato é casada com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e preside o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema). A movimentação do marido foi crucial para a indicação da parlamentar para a suplência de Dino, ao fechar apoio à reeleição do novo governador do Estado, Carlos Brandão (PSB), de acordo com veículos locais.

Lobato: feliz com 8 anos de mandato herdado

Atuação no Senado
No cargo desde fevereiro, Ana Paula Lobato ocupa a vice-liderança do PSB no Senado e já ficou à frente da relatoria de projetos de lei sobre pautas econômicas, sociais e previdenciárias. Entre eles, textos que buscam expandir a criminalização por injúria a outros preconceitos, como por origem e gênero, e que busca dispor sobre a assistência aos beneficiários de planos privados de saúde nas emergências em saúde pública de importância nacional ou internacional.

Lobato também protagonizou momentos controversos desde que passou a ocupar a cadeira de Dino no Senado. Ainda em junho, ela pediu a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diante de insatisfação com a taxa de juros. Na época, ela encaminhou um ofício ao Conselho Monetário Nacional (CMN), do qual Campos Neto faz parte, pedindo que ele deixasse o cargo.

Em setembro, a parlamentar viralizou nas redes sociais por errar a pronúncia do nome do ex-presidente do brasileiro general Ernesto Geisel, que governou o país durante parte da ditadura militar. A gafe foi cometida pela senadora durante sessão da CPI do 8 de janeiro, enquanto fazia perguntas ao ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional do ex-presidente Jair Bolsonaro, general Augusto Heleno, que depunha ao colegiado.

Logo após errar o sobrenome, imagens da transmissão ao vivo mostram senadores conversando paralelamente sobre o erro. Ela se corrige, e pede silêncio aos colegas em seguida.

2D com informações do G1 e o Globo

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias