Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioRegiãoPrefeitura de Jequié promove atualização em triagem neonatal para enfermeiros e técnicos...

Prefeitura de Jequié promove atualização em triagem neonatal para enfermeiros e técnicos de enfermagem

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente e área da Saúde da Criança, promoveu no auditório da Secretaria de Educação, nesta quinta-feira, 24, uma capacitação sobre triagem neonatal para enfermeiros e técnicos que atuam nas unidades de saúde do município.

O treinamento contou com a participação de 84 profissionais da Saúde municipal, que receberam informações sobre a conduta necessária para a realização do teste do pezinho, preenchimento de documentação, coleta, armazenamento e envio das amostras para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Salvador.

Durante a capacitação foram abordados assuntos sobre a importância do teste do pezinho para o adequado desenvolvimento da criança, como uma ação preventiva que permite diagnosticar diversas doenças congênitas ou infecciosas no período neonatal e o protocolo a ser seguido pelos profissionais que realizam o teste.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, a enfermeira Lícia Vidal, a capacitação dos servidores afeta positivamente na qualidade dos serviços prestados na saúde pública.

“O objetivo deste encontro foi para, por meio da atualização, entendermos cada vez mais sobre o serviço e criarmos estratégias para oferecer o serviço com mais qualidade para a população. Essa atualização é essencial para os nossos profissionais da Saúde pois, assim, será possível ajudar na identificação precoce de alguma doença e interferir no curso dela, por meio de um tratamento que, se iniciado cedo, pode ajudar no resultado da diminuição ou eliminação das sequelas. Todos que atuam no atendimento deste público, nas unidades de saúde, devem ficar atentos quanto a realização da triagem neonatal de todas as crianças, em tempo hábil e de maneira correta e segura, garantindo também o envio do resultado para a mãe em tempo oportuno.”, destacou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, a enfermeira Lícia Vidal.

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias