A via Júnior Dantas, secretário de Governo, a Prefeitura de Itagibá dirigiu a este Portal o que chamou de ‘nota de esclarecimento’, sobre matéria veiculada e assinada pela Redação da Rede2D, com o titulo: “Itagibá: 1º escalão de Marquinhos tem 12 secretários, cinco consultores jurídicos e custa R$ 151.750 mensal”. (clique aqui e acesse a matéria).
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A respeito das matérias vinculadas neste meio de comunicação, informamos que iniciamos o governo, respeitando a estrutura administrativa em vigor. Uma de nossas ações foi em sua maioria promover a cargos de chefia e secretariado servidores municipais de carreira, o que produz menor impacto na folha de pagamento. Já são mais de 30 designações, que vão possibilitar atender melhor a capacidade financeira do município hoje.
Está gestão está comprometida no planejamento de realizar a reforma administrativa do plano de cargos e salários da administração municipal, que hoje encontra-se defasada, criando um nivelamento entre as classes, sem permitir progressão para os servidores municipais.
Nossa intenção é produzir uma gestão moderna e mais eficientes. Adequada a realidade do serviço público atual, com a implantação de diversos novo setores e funções, que permitam melhor condicionamento da carreira, com cargos menos cargos em comissão e remunerações adequada ao bom andamento da administração.
Quanto a aplicação lei Municipal nº. 825, de 09 de novembro de 2021, que alterou os subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários do município, sancionada e publicada pela Gestão anterior, informamos que o pleito foi encaminhamos para análise da equipe técnica e procuradoria jurídica, tendo em vista que o município aderiu a Lei Federal nº 173, de 27 de Maio de 2020, que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2. Está lei sancionada pelo Governo Federal, proibiu, que os municípios concedam aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, até 31 de dezembro de 2021.
Sendo assim, consideramos precipitada a análise dos cálculos apresentados, bem como a vinculação da matéria, sem que haja qualquer menção a pronunciamento da atual administração. O que soa como material meramente política. Está Gestão assumiu o governo a apenas 06(seis) dias, depois de uma transição de governo extremamente inerte, tendo em vista a ausências de informações repassadas pelo governo anterior.
Seguiremos buscando fazer as mudanças que a população e a comunidade de Itagibá elegeram nas urnas, fazendo um governo transparentes, mas que vai buscar a todo tempo o progresso do município.
Prefeitura Municipal de Itagibá, 6 de dezembro de 2021
Nota da Redação
Sobre o teor desta nota de esclarecimento, tem a dizer a Redação da Rede2D.
1) ” Sendo assim, consideramos precipitada a análise dos cálculos apresentados,”
A matéria, em momento algum, em nenhum trecho, produz qualquer tipo de análise, de reflexão e não produz concepção sobre qualquer cálculo. Se limita a um descritivo de dados e números que já são públicos, porque constam do Diário Oficial da Prefeitura de Itagibá.
Inclusive nela consta os links de acesso as portarias e leis constantes do D.O da Prefeitura de Itagibá. Conforme republicamos abaixo.
- Clique e acesse:
- A íntegra da lei que aprovou os novos salários
- Diário oficial do município, com nomeação da equipe de Marquinhos
Portanto, ela tem uma caráter descritivo e não dissertativo. E não traz qualquer nova informação, apenas aquelas que já foram publicizadas pelo poder público municipal.
2) “O que soa como material meramente política”
Num esforço de interpretação, numa frase foneticamente mal concebida e linguisticamente mal construída, atribuir ao conteúdo da matéria propósito político transita entre o ridículo e o patético.
O portal da Rede2D vem produzindo conteúdo desta mesma natureza com todos os municípios que compõem a circuvizinhaça de Ipiaú. Matérias que se limitam ao mesmo roteiro, com o descritivo das primeiras decisões administrativas dos prefeitos e prefeitas que tomaram posse neste 1º de Janeiro de 2021.
Com um único propósito de informar a comunidade sobre o custo e as novas composições do quadro gestor municipal, a partir das informações constantes dos respectivos diários oficiais.
Em todos os casos, apenas com um descritivo de dados e números, sem emitir qualquer modalidade de juízo.
Rede2D – Redação