Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoOPINIÃO: “Mantem fechado o comércio com fiscalzação ou abre com regras sanitárias”,...

OPINIÃO: “Mantem fechado o comércio com fiscalzação ou abre com regras sanitárias”, defende Alipinho Oliveira.

Por Alipinho Oliveira

Eu não sou contra o isolamento social, esta é a única ação que dispomos para evitar a proliferação do coronavírus. Mas a cidade de Ipiaú está com muita gente circulando, o que prova que estas medidas não surtiram resultados. As lojas que estão fechadas, se estivessem abertas, não aumentariam o número de pessoas circulando, nem teriam influenciado no grande número de pessoas que testaram positivo.

É preciso ter a capacidade de fazer o isolamento funcionar, com fiscalização e punição para os comerciantes que estão com meia porta aberta, com a desculpa que é para receber crediário, mas está é vendendo. Tem loja que nem vende no crediário.

Na verdade, não adianta decreto sem ter força para fiscalizar. E assim, como se não tem condições de diminuir a quantidade de pessoas circulando na cidade, libera a abertura das lojas, mas com regras sanitárias rígidas e rodízio.

Os estabelecimentos comerciais tendo que disponibilizar álcool em gel e pedilúvio com hipoclorito na entrada das lojas. Funcionários com luvas, além máscaras de tecido e acrílico. Mas, reitero, se fizer regras e não tiver fiscalização não vai adiantar.

Pode, por exemplo, deslocar os funcionários que estão nas barreiras nas entradas da cidade, sem utilidade, e colocar para fiscalizar as lojas. Não pode apenas um setor pagar a conta do combate à pandemia.

O início da proliferação de Ipiaú se deu no Hospital do Estado. Alguns funcionários foram contaminados e assim se iniciou a transferência pela cidade. Qual foi o erro do HGI? Faltou capacitação? Faltou EPI?

O poder público, com um decreto, fecha o comércio e não fiscaliza. Foi irresponsável com a administração do HGI, depois o abrigo dos idosos. Foi feito um plano de ação para proteger o abrigo dos idosos e outras casas de acolhimento?

Uma total irresponsabilidade da vice-prefeita Margarete, que é a gestora do abrigo. Se no momento de pandemia, tivesse mais preocupação com os idosos ao invés de ficar fazendo política, não teria acontecido essa proliferação, mas de quem é a responsabilidade da fiscalização do abrigo? Estado, Prefeitura?

O número de casos em Ipiaú explodiu e vai aumentar mesmo com estas lojas fechadas. Temos que cuidar das ações sanitárias, conscientização da população.

Será que não faltou um comitê de crise formado por órgãos públicos e representantes da sociedade?

*Alípio Alves de Oliveira Júnior é empresário do segmento industrial e de varejo

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias