Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioRegiãoO mesmo Lucas que votou contra ressuscita projeto que pode por fim...

O mesmo Lucas que votou contra ressuscita projeto que pode por fim a cobrança da taxa de iluminação pública em Ipiaú

Projeto de abril de 2020 não é de autoria dele, mas de seis vereadores que compunham, á época, a oposição na Câmara

No final das contas, o Projeto de Lei Nº 001 de abril de 2020 poderá ser apenas um cadáver exumado se, novamente, for rejeitado.

Ele pretendeu, em 27 de abril de 2020: “Instituir isenção imediata da cobrança de Contribuição de Iluminação Pública por parte da Prefeitura Municipal de Ipiaú e determina a proibição da cobrança em todo o território municipal enquanto durar o estado de calamidade pública, pelo prazo de 180 dias, e dá outras providências”.

Diferentemente do que pressupôs matérias veiculadas, com igual teor e texto, nos portais e Ipiaú Online e Giro Ipiaú, o projeto de lei de 2020 não é de autoria do vereador Lucas de Vavá (PSD).

Lucas apenas propôs seu desarquivamento, na sessão desta ultima quinta-feira (13/4), como diz o texto, provavelmente elaborado pela assessoria de comunicação da Câmara: “Dos13, os 11 vereadores presentes no plenário aprovaram o pedido do vereador Lucas Louzado-PSD- de desarquivamento do Projeto de Lei 003/2021 que dispõe sobre a suspensão da cobrança e do pagamento da Taxa de iluminação Pública – TIP no município de Ipiaú.

Este projeto, à época, Lucas de Vavá votou contra, fiel e obediente as orientações do executivo. Mas, faça-se justiça, ele apresentou um projeto de lei em 24 de março de 2021, que dizia: “Projeto de Lei dispõe sobre a suspensão da cobrança e do pagamento da Taxa de Iluminação Publica – TIP no município de Ipiaú-Bahia e dá outras providencias. Parágrafo 1° – Fica suspensa por noventa dias a cobrança da Taxa de Iluminação pública, numa segunda tentativa de hibernar a tip.

Foi também rejeitado.

Naturalmente, antes de ingressar no plenário para avaliação e votação do 13 vereadores, a comissão temática responsável submeterá o projeto a uma atualização, vez que o teor obedecia ao contexto da epidemia do Covid-19.

A favor, à época
Na sua origem, o projeto de lei de 2020 é de autoria dos Vereadores que formavam a oposição, à época: San de Paulista, Simone Coutinho, Emerson Fit, Edson Marques, Lucas de Jesus e Pery de Margarete.

Destes, permanecem vereadores San de Paulista (Solidariedade), que era presidente da Câmara). Além de Edson Marques (Solidariedade), que era de oposição, mas lançou-se aos braços do executivo, compondo a bancada que diz amém à prefeita Maria das Graças Mendonça (PP).

Maio de 2020: primeira tentativa de votar a suspensão da tip

Contra, à época
Os sete vereadores da situação votaram contra: Cláudio Nascimento, Robson Moreira, Andréia Novaes, Orlando Santos, Jô da AABB, Carlinhos e Lucas de Vavá.

Agora pela bancada de oposição, permanecem ocupando um assento na Câmara de Vereadores de Ipiaú: Cláudio Nascimento (PSD), Robson Moreira (PP), Orlando Santos (PP) e Lucas de Vavá (PSD). Andreia Novaes (PP) também segue e do mesmo lado.

O placar é o mesmo daquele maio de 2020: 7 a 6 favor da bancada da prefeita. Mas as convicções, na política, jamais são as mesmas: mudam no tempo, no espaço e, sobretudo, na conveniência.

Tudo pode acontecer. Inclusive, nada.

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias