No final da tarde de ontem, 23, um clarão no céu Ipiaú provocou a impressão que se tratava de um objeto voador não identificado ou até uma manifestação divina, como relatou matéria do site Ipiaú Online.
“Para muitos foi apenas uma nuvem outros viram no objeto um sinal divino ou até mesmo uma forma de vida extraterrestre”, descreveu trecho de matéria do Ipiaú Online
Mas tudo não passou de um susto, como esclareceu reportagem de outro site, o Correio 24 horas.
“Nem drone, nem meteoro, nem estrela, muito menos disco voador. De acordo com Nicolas Oliveira, astrofísico e doutorando do Observatório Nacional, o clarão, muito provavelmente, é o efeito dos módulos de propulsão de um foguete lançado, nesta segunda, pela China. “Eles lançaram, há pouco mais de duas horas um foguete levando a bordo os módulos da missão lunar Chang-e 5. A missão tem como objetivo coletar amostras da superfície da Lua para análise”, explicou. E acrescentou: “o que foi visto, muito provavelmente, é o efeito dos módulos de propulsão do foguete. Para sair da atmosfera da Terra, a rota de sua trajetória estava prevista para passar acima da América do Sul”, informou trecho da matéria do Correio.
Rede2D – Redação