⚙CONFIRA LEVANTAMENTO COMPLETO
Mesmo com o comércio aberto, o número de casos despencaram de agosto a novembro. Julho de 2020 foi o pior mês, com 707 infecções. Outubro e novembro de 2020 apresentaram o menor número de casos confirmados. Em número de mortes, fevereiro de 2021 foi o segundo pior mês, desde o inicío da pandemia.
Os dados foram coletados junto aos boletins diários produzidos pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Municipal de Saúde.
Inclui o mês de março, embora ele não conste nos dados gráficos das tabelas inseridas nesta matéria. Porque foi em março que vieram as primeiras medidas da Prefeitura local contra as aglomerações e pelo isolamento social.
Foi em 22 de março de 2020 que a Prefeitura decretou o fechamento, por 15 dias, das atividades comerciais consideradas não essenciais.
Casos confirmados – crescimento geométrico: Abril a Julho
Foi no boletim epidemiológico de 4 de abril de 2020, que a prefeitura deu como contabilizados os primeiros quatro casos de Covid-19 em Ipiaú.
A partir dali, os números seguiram prosperando. No final de abril, já eram 35 os casos confirmados e o primeiro óbito foi registrado. Em maio, o salto foi para mais de 5 vezes, chegando a 194.
Para junho, comparativamente a maio, mais que dobrou, de 194 para 483. Em Julho, chegou perto, mas não dobrou, em um paralelo com junho: 483 para 707.
Casos confirmados – despencando: agosto a dezembro
Curiosamente, com o comércio flexibilizado e de portas abertas os números começaram a despencar.
De 354 casos em agosto, o número de casos confirmados de Covid-19 em Ipiaú, caiu para 83 em novembro. Chegou a 122, em dezembro. Se manteve numa curva estável nos dois primeiros meses de 2021: Janeiro, 146. Fevereiro, 142, considerando o boletim epidemiológico de ontem, (28), da Prefeitura de Ipiaú.
Mortes saltam em fevereiro de 2021
Entre os 2.521 infectados em Ipiaú, 48 não resistiram à infecção e foram a óbito. Uma taxa de 1,9%.
Os números seguiram um processo de evolução e regressão similar aos números de infectados. Prosperou, despencou e estabilizou.
Mas o mês de fevereiro é um caso especial, comparativamente a janeiro. Saltou de 1 para 8. Um número bem próximo a julho e agosto de 2020, com nove mortes cada.
Rede2D – Redação