A partir deste próximo domingo, 17, supermercados, mercadinhos, padarias e feiras livres não poderão funcionar em Upiaú. Um retrocesso a tendência de flexibilização da abertura do comércio, iniciada com um decreto emitido no último 30 de abril, que autorizou a reabertura de novos segmentos, como lojas de material de construção, óticas, petshops, lavajatos e chaveiros. Foi pré-fixado um sistema de rodízio, eles funcionam em dias alternados.
É que naquela data, 30/4, a cidade somava 35 casos de infecção pelo novo Coronavírus. Hoje, segundo boletim de ontem (11), da Prefeitura de Ipiaú, reúne 136 casos, quase que quadruplicando o número.
Mas o catapultar de casos de Covid-19 na cidade não está diretamente relacionado às atividades comerciais. Dentre estes 136, 67 tiveram origem no Lar dos Idosos de Ipiaú, a Fundação Casa de Deraldina.
Este novo e estranho decreto, que atinge até atividades consideradas essenciais, não alcança farmácias, que funcionarão em horário normal; e restaurantes/lanchonetes, que poderão funcionar apenas através de delivery (entrega em domicílio).
Rede 2D – Redação