O texto e as informações são do jornalista José Américo Castro
-José Américo Castro-
Sensível aos apelos da comunidade de Ipiaú, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, determinou a suspensão da obra de construção de um vestiário que vinha sendo levantada em frente à fachada do histórico prédio do Ginásio de Rio Novo, desapropriado pelo governador Rui Costa para comportar uma escola em tempo integral anexada ao Complexo Polisportivo que a gestão estadual começa a construir nesta cidade.
Em entrevista concedida à reportagem da Radio Livre na última sexta-feira, 25, o titular da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Jerônimo Rodrigues Souza, confirmou a suspensão da obra para um entendimento do que está acontecendo no espaço.
Ele criticou a falta de diálogo em relação ao assunto e disse que a imagem que foi divulgada não revela um prédio histórico. Gerônimo é natural de Aiquara, onde foi professor, cidade bem pertinho de Ipiaú.
“A imagem não revela um prédio histórico, mas de qualquer forma mandamos estudar e suspender. Caso haja necessidade de trocar o lugar do vestiário nós vamos trocar. Essas coisas se tocam com diálogo. Quem faz manifestação sem diálogo está equivocado”, comentou o secretário.
Prosseguindo, ele disse que em momento algum foi encaminhado algum documento agradecendo pelo investimento que o Governo do Estado vem fazendo por Ipiaú e lembrando que tem alguma coisa para ser reparada, ajeitada.
De qualquer forma a obra do vestiário foi suspensa e com certeza será construída em local mais apropriado, deixando livre a fachada de um prédio de quase 70 anos que guarda importância histórica por ter sido o berço do ensino secundário em Ipiaú e continuar sendo objeto de muita consideração por todos que por ali passaram.
É como se fosse um templo sagrado.
O Ginásio de Rio Novo foi inaugurado em 26 de abril de 1950. Em 1954 foi instalada no prédio a Escola Normal de Rio Novo. Em 1967 foi a vez do espaço receber o Curso de Contabilidade. Em 2002 o prédio passou a ser ocupado pelo Campus 21 da Uneb que permaneceu no local até o ano passado.
Tudo isso atesta a sua importância histórica.
Se for por falta de agradecimento, secretário, asseguro que somos gratos pela compreensão . Reconhecemos a boa intenção do Governo e os inúmeros benefícios que a gestão Rui Costa tem trazido para Ipiaú.
Contamos com sua compreensão no sentido de preservar o que merece ser preservado e renovar o que é preciso, unindo o útil ao agradável. Da união do velho e o novo, bendito fruto do povo será.
É nesse dialogo que pedimos que seja instalado um busto do Dr. Salvador da Matta, fundador do Ginásio, em algum ponto do espaço e que agregue à escola alguns equipamentos culturais, tipo o Museu do Lavrador, uma Biblioteca Comunitária e um Auditório para espetáculos das artes cênicas e outros eventos.
Matéria extraída da página no Facebook do jornalista José Américo Castro. Clique aqui e acesse.