Vereadores dizem que 100 famílias são prejudicadas e omissão da Prefeitura provocou o fechamento
Na madrugada dessa sexta-feira 23/04, fiscais da Vigilância Sanitária do Governo da Bahia fecharam o matadouro municipal da cidade de Ibirataia. As informações dão conta da apreensão de cinco bois, que já estavam abatidos e prontos para acomercialização.
Ação teria sido uma iniciativa da Adab, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.
De acordo com manifestações dos vereadores Peruca e Charles Mosquito, do MDB, a ação prejudica mais de 100 famílias que direta e indiretamente vivem do comércio da venda de carne e vísceras no município.
“A situação de degradação do Açougue é antiga, porém a atual gestão nada fez para recuperar e amenizar os problemas do matadouro municipal ou apresentar alternativas para todos esses pais e mães de família que vivem desse comércio”, queixa-se Peruca.
Segundo eles, os açougueiros estão em clima de apreensão e tristeza, já que o único frigorífico da região é em Jequié, o que tornaria inviável para a maioria deles se deslocar até a Cidade Sol, para fazer o abate dos animais e retornar para fazer a venda em Ibirataia.
“A prefeita deve de forma urgente reverter essa situação que. para além do desabastecimento de carnes em Ibirataia, vai aumentar o desemprego”, apela Charles Mosquisto.
A Redação da 2D apurou que a ação de interdição do matadouro não teve a presença de representantes da Prefeitura de Ibirataia. “Os açougueiros se perguntam se a Prefeita sabia ou não sabia da ação realizada na madrugada dessa sexta-feira”, informa Peruca.
Segundo o vereador Charles Mosquito, os comerciantes pagam uma taxa para a Prefeitura para abater os bois no curral municipal e todos os animais comercializados no local tem documentos de certificação.
“O sentimento é de indignação geral”, lamenta Antonio Santos de Jesus, o vereador Peruca (MDB).
Rede2D – Redação