Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioRegiãoEXCLUSIVO: San diz que, na gestão do seu antecessor, veículos da Câmara...

EXCLUSIVO: San diz que, na gestão do seu antecessor, veículos da Câmara de Ipiaú percorreram 189.410 km e pede investigação

Alvo da Operação Hermes (O Deus da Riqueza) capitaneada pela Polícia Civil de Ipiaú, que apura irregularidades nas planilhas de prestação de contas do consumo de combustível de dois veículos pertencentes a Câmara Municipal de Ipiaú, o presidente Alessandro Moreira (DEM),  o San de Paulista, requisitou ao delegado Rodrigo Fernando, que preside o inquérito, que também apure o consumo de combustivel no curso da gestão de seu antecessor, vereador José Carlos Bispo (PP), o Carlinhos.

Carlinhos chefiou o Poder Legislativo Municipal de 2017 até 2018. Pelos cálculos apresentados por San, os mesmos veículos investigados na Operação Hermes percorreram 189.410 km, contra 91.758 km da atual gestão.

A operação começou por volta das 8h, do último 30 de junho, apreendeu três computadores e notas fiscais referentes aos fornecimentos de combustíveis

A Operação Hermes
De acordo com a polícia, a operação foi deflagrada após denúncia e análise de várias prestações de contas da Câmara Municipal de Ipiaú junto ao Tribunal de Contas do Município.

Conforme a Polícia Civil, em um ano, dois veículos que pertencem à câmara rodaram um total de 91.758 km. Esse percurso, segundo a investigação, equivale a duas voltas ao mundo.

Segundo o delegado Rodrigo Fernando, titular da DT, os equipamentos que medem a distância percorrida pelos carros também foram verificados.

“Encontramos divergências no registro dos odômetros dos dois veículos, além de erros relevantes, que chamam atenção, sobre quilometragem e percursos informados”, disse

A polícia informou também que em todos os meses de processos de pagamentos de combustível analisados, há divergências no registro de odômetro (que mede a distância) dos dois veículos, “além de erros relevantes que chamam atenção sobre quilometragem e percursos informados, como por exemplo ter rodado 896 km em algumas viagens cujo roteiro foi Ipiaú/Córrego de Pedras/Ipiaú, onde o percurso real é de 52 km”.

A operação começou por volta das 8h, do último 30 de junho, apreendeu três computadores e notas fiscais referentes aos fornecimentos de combustíveis. Cerca de 20 homens, tanto da Polícia Civil de Ipiaú e da 9ª Coordenadoria de Jequié, participaram.

Carlinhos: San pede para ele ser ouvido no inquerito

San pede ampliação das investigações
Em requerimento dirigido ao delegado Rodrigo Fernando, o presidente Alessandro Moreira de Jesus anexou planilha, com dados, segundo ele, colhidos junto ao TCM, que trazem os descritivos do que os mesmos veículos da Câmara, investigados na Operação Hermes, percorreram e consumiram de combustível nos anos de 2017 e 2018.

Diz o levantamento:

Ano Combustível (em litros) KM percorridos
2017 10.217,11 96.343
2018 10.035,43 93.067
Total 20. 352,54 189.410

No documento, ele argumenta que as prestações de contas de seu antecessor constam erros similares aqueles que aponta ter encontrado a Operação Hermes em sua prestação de contas.

Ele cita oito irregularidades. Dentre elas, o caso do mês de setembro de 2017: “consta a indicação e viagens nos dias 02, 03, 05 e 06 de outubro de 2017, ou seja, indicou-se em um mês viagens que, supostamente, haviam ocorrido nos mês seguinte, cujas datas ainda não existiam“, relata o requerimento.

A petição, assinada pela advogada Daiana Melo Machado, pede a ampliação do objeto do inquérito e diz: “que apure os elevados consumos de combustível durantes os anos de 2017 e 2018.

Ela ainda sugere a convocação para depoimento do ex-presidente José Carlos Bispo (PP) e a perícia nos dois veículos da Câmara.

Conheça a íntegra e os detalhes da petição de San, clique aqui

Rede2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias