Comunicado dirigido a prefeita em tom de intimidação fala que “várias irregularidades foram descobertas”. A 2D entende que permuta de CPI por demissão é jogar sujeira para debaixo do tapete e vereadores prevaricam.
Contando, ninguém acredita. Não fosse o documento chegado a essa Redação, a 2D não acreditaria que a conjunção de 10 dos 11 vereadores foram capazes de consumar um trágico ato institucional .
Em comunicado dirigido a prefeita Ana Cleia (PSD), eles ameaçam a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), caso não lhes sejam entregue a cabeça de Laudo Natel, no documento, identificado como chefe do setor de Limpeza e Higienização de Vias Públicas.
Na fundamentação da exigência, está explicitamente a afirmação “várias irregularidades foram descobertas”.
E para que essas não sejam objeto de investigação, via CPI, o servidor tem que ser exonerado por Ana Cleia.
Na compreensão deste Portal, o coletivo dos 10 parlamentares incorre em prevaricação. Porque, se irregularidades foram cometidas, o Poder Legislativo Municipal tem o dever legal de apurar. É obrigação, não é opção.
Os vereadores têm o poder e o dever constitucional de fiscalizar a administração municipal. E estes não podem ser permutados em nenhuma circunstância, como pretendem fazer os 10 que colocaram as suas digitais no documento.
Na prática, é trocar a demissão pela sujeira debaixo do tapete.
Patético e Autodestruição
O comunicado é ridículo. Aperta o botão de autodestruição da imagem da gestão de Ana Cleia e da própria Câmara Municipal de Vereadores, como se uma auto sabotagem.
Impressiona pelo elevado grau de amadorismo. A linguagem recorda Odorico Paraguaçu, personagem anedotário, da série O Bem Amado, exibida pela Rede Globo nos anos 80. Diz: “ineficiência e ineficácia de serviços no nosso Município”.
Em outro trecho, afirma: “não está atendendo aos critérios atributivos e competências do cargo”.
Faz gritar a presença do Ministério Público, que, certamente, vai buscar ter conhecimento destas “várias irregularidades descobertas”.
Curiosamente, quase que a unanimidade dos vereadores que compõem a Câmara Municipal, 10 de 11, empurraram sua digital no comunicado. Destes, nove pertencem a bancada de sustentação da prefeita. São eles: Charles Mosquito (PSD), Fala da Banca (PSD), Toin de Berenga (DEM), Léo do Celta (PSB), Márcio Fatel (PSB), Romildo (PL), Ravi Machado (PL) e Neto Bunda PSD. O único vereador da oposição também assinou, Peruca (MDB).
O Comunicado
Veja a íntegra do texto abaixo, ele é datado de ontem, segunda-feira, 21 de fevereiro:
“Devido à insatisfação da população e a consequente ineficiência e ineficácia de serviços no nosso Município, estamos pelo presente, solicitando à V.Exclª a, o pedido exoneração do CHEFE DO SETOR DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO DE VIAS PÚBLICA – Cod. 2501335 – CPT 05, o Sr. LAUDO NATEL SILVA DE ASSUNÇÃO, por entender que o mesmo não está atendendo aos critérios atributivos e competências do cargo na forma da lei, além do que várias irregularidades foram descobertas.
Este pedido está sendo feito para que não haja a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), por parte deste Legislativo, a fim de investigar a atuação deste servidor em nossa cidade”
2D