Sexta-feira, Novembro 22, 2024
InícioRegiãoCenário eleitoral de Itabuna tem palanque inusitado, traumas do passado e ferida...

Cenário eleitoral de Itabuna tem palanque inusitado, traumas do passado e ferida aberta para 2026

A cidade que não costuma reeleger seus prefeitos está diante de uma disputa embaralhada entre cinco candidatos: Augusto Castro (PSD), Fabrício Pancadinha (Solidariedade), Chico França (PL), Isaac Nery (PDT) e Professora Cleonice Monteiro (Rede).

Líder nas pesquisas, o prefeito Augusto Castro tenta quebrar o tabu histórico para conseguir o feito inédito do segundo mandato seguido. Tem a seu favor o poder da caneta e a aliança com o Partido dos Trabalhadores e com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que só foi conquistada depois de um processo traumático que terminou por abortar a candidatura do ex-prefeito Geraldo Simões – quadro de destaque do PT na cidade.

Mas pesa contra Castro a alegação de que “abandonou a cidade por três anos” e só reapareceu há um ano das eleições.

O deputado estadual Pancadinha surge como a segunda força, embora já tenha figurado como líder nas intenções de votos ainda na pré-campanha. É o principal nome de oposição e tem forte inserção entre o eleitorado de comunidades mais pobres.

Visto como neófito na política, Pancadinha conta com o apoio de ACM Neto (União Brasil), que foi o mais votado em Itabuna na disputa pelo governo do Estado em 2022 e agora empresta seu prestígio para convencer eleitores de outras classes arredios quanto a um eventual governo de Pancadinha.

Quem também entrou na campanha foi Geraldo Simões, compartilhando o mesmo palanque com o principal opositor ao governador Jerônimo na Bahia, que é ACM Neto.

Chico França, filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é engenheiro e empresário bem-sucedido no ramo imobiliário e corre como uma terceira via para o eleitor que quer manter o veto histórico à reeleição, mas não votaria em Pancadinha.

Política Livre

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias