Ele foi o entrevistado do Podcast do Alipinho e também disparou contra o Datafolha
Nada de corporativismo. Ary Carlos Rocha Nascimento, do baiano Instituto Séculus, é implacável contra outras empresas do segmento de coleta de pesquisas de opinião pública.
“As 20 pesquisas que o Ibope registrou em 2020, ele errou todas por fraude”, denuncia Ary, sobre o Ibope, que baixou suas portas em janeiro do ano passado, as vésperas de completar oito décadas de vida.
O entrevistado da vez do Podcast do Alipinho citou cinco exemplos destes 20 casos que ele chama de fraude. Ele fala do segundo turno das eleições gerais de 2020 nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pará e Pernambuco.
No mesmo bonde, segundo Ary Carlos, foi o Datafolha, Instituto ligado ao Grupo Folha de Comunicação, mas com um número menor de ocorrências.
O IBOPE
No final de janeiro de 2021, o Ibope deixou o mercado e encerrou as atividades da Ibope Inteligência, empresa que completaria 80 anos agora em 2022.
Márcia Cavallari, a CEO do Ibope desde 2010, se juntou a outros executivos e abriu uma outra empresa de pesquisa, o Ipec (Inteligência, Pesquisa e Consultoria).
O Datafolha, segundo Ary Carlos, chegou a anunciar o fechamento de suas operações com pesquisa eleitoral, mas já voltou a produzir levantamentos.
Para além das questões de Ibope e Datafolha, Ari Carlos traz avaliações sobre a conjuntura política e eleitoral da Bahia. Assista a íntegra:
2D