O DNA vai pavimentando o destino de José Luiz Franco Ramos Costa. É médico, como foi o avô Artur Ramos Costa. Especialista em infectologia, é graduado pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
Agora, ingressa na vida pública e está pré-candidato a prefeito de Barra do Rocha, pelo PDT. Tenta chegar ao mesmo cargo de sua mãe, Vera Lúcia Franco Ramos Costa, que foi prefeita por dois mandatos: 1993 a 1996 e 2013 a 2016.
Tem a sua genitora como referência: “Eu aprendi com minha mãe, Vera Lúcia, que é exemplo de dignidade e de amor ao próximo, que o ser humano está em primeiro lugar. O coração do ser humano, a gente não pode magoar”, diz José Luiz, que tem 35 anos e divide com o irmão gêmeo, João Luiz Franco Ramos Costa, a condição de caçula de Vera e Zequinha, como é conhecido o engenheiro-agrônomo e cacauicultor José Arthur Ramos Costa. A trinca de herdeiros do casal se completa com o primogênito Lucas Daniel Franco Ramos Costa, de 36 anos.
O Dr. Zé Luiz esteve junto com Vera na sua última gestão, ele foi o seu secretário de Saúde. Mas a mãe não teve sucesso na sua tentativa de chegar ao terceiro mandato. Perdeu a peleja para o atual prefeito, Luís Sérgio Alves, o Professor Léo, do PSB. Léo (PSB) obteve 52,82% dos votos válidos (1.753), contra 47,18% (1.566) dos votos válidos de Vera (PSD), no pleito eleitoral de 2016.
Agora, em 2020, a reedição do embate. O professor terá o médico pela frente, na revanche de 2016. E avalia o Dr: “Pode ser uma missão de Deus pra mim”, diz José Luiz Franco Ramos Costa, explicando que a sua pré-candidatura nasceu de um postulado popular. “Nas ruas de Barra do Rocha, não faltaram sugestões e apelos”, observa.
Sobre a sua plataforma eleitoral e sobre como pretende vencer as eleições, ele contou numa entrevista ao programa Visão, da Rede2D, com Nailton Borges e Gil Pereira. ASSISTA.
Rede2D – Redação