Curiosamente, no vídeo que circula nas redes sociais, apresentando o protesto, o narrador diz: “protestos dos comerciantes reivindicando o lockdown do governador da Bahia”
Cerca de 200 comerciantes. segundo estimativa de moradores, fecharam um trecho da BR-101, na manhã desta segunda-feira (1º), nas imediações da cidade de Gandu, sul da Bahia, em protesto contras as restrições em combate à Covid-19, decretadas em todo o estado.
O grupo bloqueou parcialmente a estrada e causou congestionamento nos dois sentidos da via. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o protesto foi dispersado por volta das 11h30, após cerca de duas horas.
A manifestação foi organizada por empresários e vendedores. Segundo os comerciantes, as medidas decretadas pelo governo, que incluem fechamento dos serviços não essenciais, são prejudiciais à economia local e danosas às empresas.
Outros
Além desta ação na BR-101, um grupo iniciou manifestação em um trecho da cidade de Ubaitaba. Cerca de 300 manifestantes bloquearam a via para chamar a atenção do poder público e reclamam das ações do governo.
Também houve manifestação nas cidades de Itabuna, Ipiaú e Itacaré. Nos três municípios, os grupos realizaram o ato em frente à sede da prefeitura pela mesma razão: pedir o fim das medidas de restrição e liberação do funcionamento do comércio.
Em tempo
Via twitter, o governador Rui Costa (PT) anunciou, ontem (28), a prorrogação do decreto que impõe medidas de restrição ao funcionamento das atividades comerciais.
“Neste domingo, em diálogo com prefeitos da capital e do interior, tomamos a decisão de manter apenas atividades essenciais na Bahia até 5h de quarta, com exceção das regiões Oeste, Norte e Nordeste. O toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h e vai até o domingo, dia 7”, anunciou Rui Costa.
Rede2D Redação