Que Barra do Rocha sirva de exemplo. A cidade teve quatro casos de Coronavírus, mas já curou a todos e, há 24 dias, novos casos não registrados. Mas o prefeito Luís Sérgio Alves, o Professor Léo, não opta pela acomodação e segue, ostensivamente, vigilante. Em vídeo para as redes sociais, no último dia 30 de abril, anunciou que a Prefeitura vai multar quem não usar a máscara.
“A máscara funciona de forma tão eficaz, que nós temos um quadro importante das pessoas que usam e não usam máscaras. Se uma pessoa que estiver com o coronavírus, estiver sem máscara, em contato com uma pessoa que usa máscara, a possibilidade da pessoa ser contaminada é de 70%. Mas se a pessoa que estiver com o coronavírus estiver usando máscara, em contanto com uma pessoa sem máscara, a possibilidade de contaminação é de 5%,”, explica, didaticamente, a equação da infecção, o professor e prefeito Léo.
Léo argumenta que apesar de Barra do Rocha está na contramão, com 24 dias sem apresentar caso confirmado de Covid-19, tem que continuar com os cuidados de prevenção e combate ao que chama de ‘mal invisível’. “A partir da próxima semana, o uso de máscara de proteção será obrigatório em toda cidade. Nesse sentido, a Prefeitura estará fazendo a entrega em todas as ruas de máscaras para a população. Todo esse cuidado é necessário para proteger cada um de nós”, anuncia o gestor.
Assista o pronunciamento na íntegra:
Rede 2D – Redação