Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegião265 CASOS DE COVID-19: Este é o toque de recolher de Jequié

265 CASOS DE COVID-19: Este é o toque de recolher de Jequié

Pelas redes sociais, circularam imagens como essa, que ilustra a abertura desta matéria. Trata-se da Feira do Joaquim Romão em Jequié, ontem (24), numa escancarada cena de aglomeração.

Não que este portal, Rede 2D, entenda que feiras livres e centros comerciais devam permanecer com portas lacradas. Ao contrário, advoga que está posto um indeclinável desafio, de fazer a economia funcionar e, ainda assim, enfrentar o coronavírus.

Mas o caso desta feira de Jequié é um atentado a saúde pública. Que ela permaneça funcionando, mas as autoridades de saúde tem que estabelecer e fazer cumprir uma disciplina de práticas contra a disseminação do Covid-19.

Por aí, talvez possa ser explicada a incessante progressão dos casos de infecção pelo novo coronavirus na Cidade Sol. Os dados de ontem (24),  do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município de Jequié apontam que são 265 casos confirmados.

Veja o quadro evolutivo;

DiaN° de Casos
24/5265
23/5254
22/5235
21/5219
20/5201
19/5181

Mas não é por falta de outorgas que os casos não param de crescer na principal cidade do sudoeste baiano. Uma sanfonada de decretos já foram emitidos, ora apertando ora afrouxando as regras. Já mandou reabrir e votou a fechar o comércio. Autorizou culto religiososo, mas estabeleceu toque de recolher. O mais recente, por exemplo, ditou:

Art. 1º – A restrição de circulação de pessoas já estabelecida no município de
Jequié, inclusive nos seus distritos e povoados, passa a vigorar das 18h até às 5h,
ficando todos sujeitos à abordagem policial e encaminhamento às suas residências em caso de descumprimento”

Toca o recolhimento a noite, quando já há um habitual recolhimento.

Certo contra as feiras
O tenente-coronel Itamar Gondim Bandeira, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Jequié, prometeu fechar o cerco contra as feiras livres da cidade, assegurando o cumprimento ao decreto da Prefeitura que proibiu o funcionamento delas, dentro do processo de combate ao coronavírus, em live promovida pela Secretária de Saúde, no último 27 de abril. Não é recente o problema das feiras livres em Jequié.

“Tem que ser tomadas medidas extremas. Colocaremos todo nosso aparato policial para que a feira do Joaquim Romão e a feira do Jequiezinho não funcionem, assim como o Ceavig”, anunciou o tenente-coronel.

À época, a cidade ainda reunia 43 casos confirmados de Covid-19. As feiras estavam proibidas de funcionar, dentro da politica de afrouxa e aperta do Prefeito Sérgio da Gameleira (PSB).

Clique e assista a live na íntegra do dia 27 de abril

Rede 2D – Redação

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias