De autoria da deputada Olívia Santana, o Projeto de Lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia
O Projeto de Lei (PL) que proíbe o uso de pistolas d’água no carnaval de Salvador, da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), poderá ser votado em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta terça-feira (11). A informação foi passada ao bahia.ba por meio da assessoria da deputada.
O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em março deste ano, após polêmicas envolvendo o bloco As Muquiranas, que, durante o último carnaval, foi alvo de críticas, denúncias e investigação do Ministério Público (MP-BA). Em vídeos divulgados, um grupo de foliões do bloco foram filmados encurralando e agredindo uma mulher.
“Estou otimista em relação a aprovação do projeto. O projeto já foi aprovado na CCJ e eu acredito que nós vamos sim aprovar em plenário. É a forma da Assembleia Legislativa da Bahia contribuir com a paz no Carnaval, porque nós queremos é garantir que a brincadeira do carnaval aconteça, a diversão aconteça e sem que aconteça o bullying. Não tem que ter espaço para o bullying no carnaval […] É algo que a gente não pode continuar fazendo vistas grossas. Então eu apresentei o projeto e estou muito otimista”, disse a deputada.
Na época, a diretoria do bloco repudiou a ação e chegou a publicar uma nota aberta para se defender das críticas sobre os episódios de assédio e vandalismo envolvendo foliões associados. “Somos contra todo e qualquer tipo de violência, preconceito e assédio”.
Bahia.ba