Com decisão, dos mais de 7 milhões de testes parados, aqueles com vencimento em dezembro poderão ser usados até abril
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a extensão do prazo de validade dos testes para coronavírus estocados em depósito do governo federal. A diretora Cristiane Jourdan afirmou, nesta quarta-feira (9), que a extensão vale por quatro meses, a partir do vencimento original dos testes.
Isso quer dizer que dos mais de 7 milhões de testes parados, aqueles com vencimento em dezembro poderão ser usados até abril. De acordo com informações do G1, há kits com vencimento previsto para janeiro, fevereiro e março de 2021.
A diretora explicou que a decisão da Anvisa foi tomada em caráter excepcional e obedece a critérios técnicos. Segundo ela, algumas premissas foram adotadas para a extensão da validade.
“[Uma das premissas] é o cenário mundial de pandemia, com o evidente recrudescimento dos casos e aumento das internações. Como consequência desse cenário, [surgem] a importância da testagem para enfrentamento da pandemia, aumento da demanda, possibilidade de haver escassez e eventual desabastecimento do produto”, destacou Cristiane Jourdan.
Segundo a Anvisa, também foram feitas exigências ao Ministério da Saúde, entre eles a análise mensal dos lotes comprados para atestar sua eficácia, bem como monitoramento de todas as fases de manipulação dos medicamentos, a exemplo de transporte e armazenamento.
Bahia.Ba