“O voo com as vacinas era pra chegar 8h50 de hoje e agora soube que chegará às 18h”, lamentou o secretário estadual de Saúde
Problemas de logística do governo federal no transporte de vacinas contra a Covid-19 poderão atrapalhar a estratégia do governo da Bahia de iniciar a vacinação ainda nesta segunda-feira (18).
Por meio de publicação em suas redes sociais, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou o atraso na decolagem de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) encarregados de transportar as doses para distribuição nos estados.
“O voo com as vacinas era pra chegar 8h50 de hoje e agora soube que chegará às 18h. Se for assim, dificilmente haverá possibilidade de iniciar vacinação hoje na Bahia”, afirmou.
Contudo, Vilas-Boas ponderou que é preciso ter cautela com o transporte do material. “O mais importante é fazer a distribuição com muita cautela e responsabilidade. São produtos imunobiológicos perecíveis que cuidados especiais no transporte e armazenamento. Além da questão da segurança”, informou.
Em coletiva à imprensa na manhã desta segunda, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, não soube precisar um horário para chegada das doses nos estados, mas disse acreditar que deverá ocorrer até o final do dia, quando também será iniciada a vacinação.
“Hoje ainda nós distribuiremos todas as vacinas aos estados. E hoje ainda os estados, ao final do dia, acho que podemos tentar colocar uma hora, 17h ou 16h… Até umas 14h. Então, até o final do dia. Seria hoje, lá para as 17h. Todos, mesmo na Amazônia, receberão hoje. A maioria são voos da FAB. A gente pode colocar a ideia de hoje, ao final do expediente, os estados começarem a vacinar. Fica combinado que a gente distribui tudo hoje e começa [a vacinação] hoje ao final do dia. Não antes de 17h, às 17h. Mas talvez alguém pode ter uma delonga”, disse.
O voo com as vacinas era pra chegar 8:50de hoje e agora soube que chegará às 18h. Se for assim, dificilmente haverá possibilidade de iniciar vacinação hoje na Bahia. https://t.co/0JzVu5I2zl
— Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) January 18, 2021
Rede2D – Redação