Quinta-feira, Abril 25, 2024
InícioGeralSan e Edson acompanham Alipinho e se filiam ao Solidariedade

San e Edson acompanham Alipinho e se filiam ao Solidariedade

Os dois vereadores da oposição em Ipiaú eram do DEM, que fundiu com o PSL e se transformou em União Brasil

Nas eleições municipais de 2020, os vereadores San de Paulista e Edson Marques, então candidatos a retornarem a Câmara de Ipiaú, deixaram a candidatura a prefeito de seu partido para apoiar o candidato Alipinho, então no MDB.

Rendeu. A história que começou com um ato de rebeldia tem agora um novo capítulo. Os três estão abrigados no mesmo partido, o Solidariedade.

Alipinho, pré-candidato a deputado federal, foi o primeiro a tomar o destino. Ontem (17) em Salvador, Edson e San seguiram o novo líder das oposições em Ipiaú e assinaram suas fichas de filiação.

San logo foi logo às redes sociais se pronunciar e disse:  “Agora, com muito orgulho, estou filiado ao Solidariedade. Mais que uma filiação a um partido, estou em um projeto que vai fortalecer a nossa região, a fazendo chegar a outro patamar. Porque, a partir de 2023, teremos Alipinho deputado federal e ACM Neto governador da Bahia”.

Edson, ouvido pela 2D, foi numa pegada similar de San. “Com ACM Neto e Alipinho, teremos uma região cada vez mais forte.  Teremos representantes de verdade. Eu não podia seguir outro caminho”, justifica.

O ato de filiação da dupla, na sede do Solidariedade em Salvador, além de Alipinho, contou como a presença do presidente do partido na Bahia, Luciano Araújo.

Não é janela partidária
Mas dois esclarecem que não estão se filiando dentro da chamada janela partidária. Eles têm essa prerrogativa de mudar de partido, tendo em vista o processo de fusão do DEM, onde eles estavam com o PSL, que se transformou em União Brasil.  Neste caso, os filiados podem optar por seguir ou não o partido.

A cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece seis meses antes do pleito. A atual começou a ser contada em 3 de março e termina no dia 1º de abril.

Edson está vereador pela terceira vez

Edson e San
Aos 52 anos, Edson Marques da Silva está na sua terceira passagem pela Câmara. Na legislatura anterior,  exerceu na condição de suplente do vereador licenciado Jean Kleber.

Em 2016, ele ficou em 9º lugar, com 481 votos, obtendo a primeira suplência de sua coligação. No seu primeiro mandato, conquistado nas eleições de 2012, ele chegou com 1.116 votos, com uma folgada primeira colocação. O candidato mais próximo dele obteve 859 votos.

Nesta de 2020,  cravou a oitava posição com 628 votos.

San entre Alipinho e ACM Neto

Alessandro Moreira de Jesus, o San de Paulista, é de 27 de abril de 1996. Em 2016, aos 22 anos, conquistou o primeiro mandato de vereador, obtendo a sétima colocação entre os 13 eleitos, com 607 votos.

Dois anos mais tarde, aos 24 anos, foi eleito o mais jovem presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ipiaú, gerindo o Poder Legislativo Municipal pelos anos de 2019 e 2020. “Praticamente construir um novo e moderno prédio para a Câmara”, observa o vereador sobre este período.

Já em 2020, ele foi reeleito com 665 votos, ficando na sexta posição. Depois de uma rápida passagem pelo PDT, voltou ao DEM (Partido Democratas), legenda pela qual foi reconduzido para mais quatro anos de assento na Câmara Municipal de Vereadores de Ipiaú.

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias