“Vereador só tem o poder de pedir. Vereador, praticamente não faz nada e quer aparecer em questões que não tem nada a ver. “Todos são assim, tudo é igual, essas porras”
Lucas de Vavá
Dizer o que pensa não é problema para Lucas Louzado dos Santos (PSD), 39 anos, quarto vereador mais votado de Ipiaú, nas eleições de 2016. 638 eleitores disseram, à época, que Lucas de Vavá, como é conhecido, deveria ocupar uma das 13 vagas do parlamento municipal.
Mas licenciou-se do mandato de vereador pelo PSD, para ser secretário de Urbanismo na atual gestão municipal, cargo que ocupou pelo período de 1 ano e 5 meses. E ai começa a sua franqueza, a ponto de poder ser confundido, pelo desavisado sobre a politica de Ipiaú, como um membro da oposição. “É muita gente sem fazer nada”, queixa-se, sobre seus ex-companheiros de gestão, que formam a equipe de secretários da gestão da prefeita Maria das Graças Mendonça (PP)
Ex, porque ele está de volta de volta à Câmara. Lucas de Vavá concedeu entrevista, via videoconferência, ao programa VISÃO da Rede 2D, na tarde desta quinta-feira ,21, onde, entre muitas declarações polêmicas, falou que, na Prefeitura, têm secretário que não faz nada, a não ser ficar no gabinete.
Mas segue no barco e fiel, é defensor da reeleição da prefeita Maria das Graças e quer Cezário Costa, seu líder maior, como vice da chapa.
De maneira franca, o vereador Lucas de Vavá declarou que buscou dar o melhor de si na Prefeitura, tendo levado uma série de benefícios para um grande número de famílias carentes, principalmente na área de saneamento básico, construindo vários banheiros.
Perguntado sobre o fato de a sua passagem pela secretaria de Urbanismo não ter resolvido o problema do piso da cidade, motivo de grande reclamação por parte da comunidade, Lucas de Vavá afirmou que por diversas vezes falou do problema, mas a falta de planejamento da gestão o impediu de trabalhar. “A Prefeitura bota dois no centro, três na Aparecida, mais dois no Euclides Neto, gasta-se uma manhã toda só entregando material, quando vai olhar, já é hora de pegar a turma de volta”, desabafou o ex-secretário, que acha que deve-se concentrar as equipes num lugar da cidade e só sair depois de cobrir toda a área.
Lucas de Vavá criticou o grande número de secretários na atual gestão, afirmando que é muita gente sem fazer nada. “Tem que ter secretário que gosta de trabalhar, secretário retado”, defende.
O vereador falou da sua fidelidade partidária ao empresário Cesário Costa, a quem considera de grande caráter e que, na impossibilidade de estar com a prefeita Maria das Graças nas próximas eleições, têm total condição de ser candidato.
Numa análise bem espontânea, o ex-secretário e hoje vereador Lucas de Vavá declarou que é bem melhor ser executivo do que legislativo, já ser vereador é muito complicado, não pode fazer nada, não consegue nada na Prefeitura. “E o pior é que o dinheiro não dá pra nada, quando entra na conta, que paga o empréstimo, o que sobra não dá pra nada”, desabafou.
Assista a íntegra dá entrevista com ele:
Rede 2D – Redação
Gil Pereira
Nailton Borges e
Vicente Tripodi