Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioEstado'Última' etapa da reforma administrativa de Rui será anunciada esta semana

‘Última’ etapa da reforma administrativa de Rui será anunciada esta semana

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta segunda-feira, 24, que anunciará “a última” etapa da sua reforma administrativa. De acordo com o chefe do Executivo baiano, ainda esta semana serão divulgadas as “últimas” mudanças no 1º e 2º escalões do seu governo. 

“Aí você quer estragar a surpresa”, afirmou o governador, ao ser questionado por jornalistas, durante coletiva de imprensa, sobre possíveis novos nomes. Rui visitou hoje os terrenos e prédios onde funcionava a Ebal na Avenida General Graça Lessa, no bairro do Ogunjá, em Salvador. Os espaços irão abrigar as novas sedes da Polícia Civil. 

Dentro da estrutura administrativa, duas Secretarias ainda são comandadas por secretários em exercício após a saída dos titulares. A Casa Civil é comandada desde junho de 2020 por Carlos Mello, após a exoneração de Bruno Dauster, apontado como responsável pela negociação da compra de respiradores que gerou prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres do Estado.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está sob a gestão da diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, que acumulou a função de secretária de Estado, após a migração do entrão secretário João Carlos Oliveira para a Secretaria de Agricultura (Seagri).

No 2º escalão, a expectativa para os nomes que irão comandar a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com a ida do diretor-geral Maurício Bacelar para a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), comandada por Andréa Mendonça, e o Ibametro, com Thales Moutinho Pinho, na direção-geral do órgão, ambos são indicações do PDT, partido que deixou o 1º escalão da gestão petista com a saída de Lucas Costa, à frente da Seagri.

O presidente do PDT na Bahia, o deputado Félix Mendonça Jr. afirmou hoje em entrevista à Rádio Salvador FM que orientou os correligionários com cargos no governo que continuem realizando suas funções e aguardem as exonerações porque “a caneta não pertence a gente”, mas chamou a atenção dos que decidirem permanecer.

“Não vou expulsar ninguém, mas, quem seguir fora da orientação do partido não terá legenda para disputar as próximas eleições”, alertou, ao se referir aos deputados pedetistas que, por ventura, permaneçam na base de Rui e mantenham as indicações de cargos na gestão estadual.

Já autarquias como a Agerba, Urbis, Sudesb, SAC, CBPM, Bahiatursa, CAR, Irdeb, Bahiagás, Conder, DesenBahia, Fundac, Inema, Irdeb, Prodeb e SIT deverão permanecer com os atuais dirigentes.

SERIN

Dentre os nomes recentemente anunciados do 1º escalão, o governador mexeu no tabuleiro da articulação política do seu governo, com o anúncio da chegada do ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), pasta do núcleo político do governo.

“Eu estava precisando reforçar a equipe da articulação política, porque as tarefas são muitas e o governador, como gosta muito de gestão, gosta de ver os detalhes das obras, além do esforço pessoal para realizar a articulação política, estava precisando reforçar, e Caetano é um excelente quadro e vai me ajudar muito junto aos deputados, prefeitos e vereadores”, afirmou.

A primeira atuação de Caetano com a base de sustentação de Rui na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) está marcada para acontecer depois de amanhã, na quarta-feira, 26. O encontro deverá reunir o presidente da Casa, o deputado Adolfo Menezes (PSD), e os líderes e vice-líderes da Bancada da Maiora, que é coordenada por outro petista, o deputado Rosemberg Pinto.

A Tarde Online
David Mendes

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias