Entre janeiro e dezembro de 2023, foram registradas, de acordo com a SSP, 4.855 mortes violentas – o que equivale a uma queda de 6% no acumulado dos índices -, e 311 vidas foram preservadas
As ações policiais reduziram em 6% o número de mortes violentas na Bahia, no ano de 2023, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Os dados foram apresentados pelo secretário da pasta, Marcelo Werner, na manhã desta quarta-feira (10/1), em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Entre janeiro e dezembro de 2023, foram registradas, de acordo com a SSP, 4.855 mortes violentas – o que equivale a uma queda de 6% no acumulado dos índices -, e 311 vidas foram preservadas.
Na coletiva, Werner informou que, nos 12 meses do último ano, foram computadas quedas de 6,3% no índice de homicídios, 1,9% no número de feminicídios e 23% nos latrocínios (roubo seguido de morte).
Segundo o relatório apresentado pela secretaria, o ano de 2023 registrou, ainda, o menor índice de mortes violentas dos últimos oito anos, saindo de cerca de 6.600 casos por ano para 4.855.
“Desde 2016, não havia uma redução tão acentuada nos crimes contra a vida. A nossa meta é seguir combatendo o crime organizado de forma integrada e inteligente, preservando vidas”, disse Werner.
Participaram também do Balanço 2023 o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, a delegada-geral da PC, Heloísa Brito, a diretora-geral do DPT, perita criminal Ana Cecília Bandeira, o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Adson Marchesini, entre outras autoridades.
Aratu On