Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioEstadoMP recomenda que prefeita de Conceição do Jacuípe anule nomeação de filha...

MP recomenda que prefeita de Conceição do Jacuípe anule nomeação de filha para presidente do Conselho de Saúde

Mitsue Yoshida, filha da prefeita, já ocupa o cargo de secretária de Cultura do Município

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 28, que a prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Marli Ribeiro Yoshida, anule a nomeação da sua filha, Mitsue Ribeiro Yoshida, como conselheira e presidente do Conselho de Saúde do Município.

Mitsue Yoshida já ocupa o cargo de secretária de Cultura do Município. O ato de anulação, recomendado pela promotora de Justiça Paola Maria Gallina, deve ser realizado e encaminhado ao MP num prazo de dez dias. A recomendação orienta o Conselho Municipal de Saúde a adotar as providências necessárias para garantir o seu funcionamento, respeitando as normas legais.

A recomendação levou em consideração que Mitsue foi indicada como cargo de confiança para o Conselho, o que, por lei, só poderia ser feito caso a nomeada não possuísse relação direta de subordinação com quem chefia o Poder Executivo. Essa relação existe, uma vez que Mitsue já ocupa a Secretaria de Cultura.

Além disso, a promotora de Justiça Paola Gallina considerou que, por ser filha da prefeita, sua nomeação fere o princípio da impessoalidade da administração pública. “A administração deve cuidar para que não haja no conselho parentes, como mãe ou filha, uma vez que isso pode comprometer a imparcialidade das decisões do conselheiro”, afirmou a promotora de Justiça.  

Ascom - MP/BA

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias