Domingo, Novembro 24, 2024
InícioRegiãoConselho Tutelar de Ipiaú registrou 437 violações de direitos da criança e...

Conselho Tutelar de Ipiaú registrou 437 violações de direitos da criança e do adolescente em 2022

Em 2021, foram 327. Casos de negligência são a maioria, com 102 ocorrências

Ano de muita luta para os anjos da guarda das crianças e dos adolescentes em Ipiaú: Maria da Conceição Oliveira Macêdo (Coordenadora), Anderson Eloy de Santana (Secretário) e os conselheiros Poliana Pereira, Cleraldo Sertório e Mércia Oliveira.

Eles são do Conselho Tutelar de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A equipe constatou e autuou 437 violações de direitos em 2022. Um crescimento de 33% comparativamente ao ano de 2021, que teve 327 ocorrências.

Confira os números por modalidade de violação, de acordo com levantamento do Conselho Tutelar.

VIOLAÇÃOTOTAL
Negligência102
Agressão Física68
Agressão Psicológica54
Orientação Familiar41
Evasão Escolar34
Suposto Abuso Sexual33
Conflito Familiar24
Gravidez na Adolescência20
Consumo de Substâncias Psicoativas13
Alienação Parental10
Abandono de Incapaz8
Situação Vexatória7
Descriminação Racial4
Maus Tratos3
Furto3
Assédio Sexual2
Exploração Sexual2
Bullying2
Trabalho Infantil2
Exposição à Pornografia2
Tentativa de Homicídio1
Estupro de Vulnerável1
Cárcere Privado1
TOTAL 437

Ouvido por essa Redação, Anderson Eloy – que coordenou o conselho por dois mandatos consecutivos e hoje exerce a função de secretário – apela por participação da sociedade na cruzada de defesa da criança e do adolescente. "É preciso denunciar, não se pode calar. Com silencio, não se consegue defender o ser humano nesta fase em que ele é mais vulnerável, quando criança", convida Eloy.

Mas ele sente mais participação e comprometimento. "Claro que ainda não é o ideal, mas tem o melhorado o índice de denúncias", ressalta.

Eloy em campo com a colega Poliana Perreira e o motorista Marcos Cristiano

Ele aproveita para explicar como funciona o processo de autuação. “A gente acolhe a denuncia e encaminha para os órgãos competentes, que pode ser a Polícia, Creas, Cras e o Ministério Público, na sua Vara da Infância”.

Avalia que o trabalho tem avançado em função da dedicação da equipe que ele integra. "Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe, ela trabalha com muita abnegação, com total dedicação a causa", avalia Eloy, sobre seus colegas.

De acordo com Eloy, eles operam em regime de plantão 24 horas (incluindo os finais de semana) e tem o auxílio do motorista Marcos Cristiano e da secretária Rosa Machado.

2D

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias