Estamos caminhando para a primeira semana de reabertura do comércio de Ipiaú, mas torna-se imperativo evitar a sensação de que o pior já passou. Pelo contrário, a COVID-19 está ai, os casos confirmados da doença continuam surgindo dia após dia, o que mostra eu devemos nos manter sempre alerta em relação às medidas de segurança.
Ipiaú é o centro de uma microrregião com mais 16 municípios, muita gente das cidades vizinhas encontram em Ipiaú o que procuram em diversos setores do comércio, e essa realidade deve ser analisada pelo poder público municipal com a devida importância.
A gestão municipal nunca se mostrou preocupada, nem na retórica nem na prática, em mostrar a real importância de Ipiaú no cenário regional. Esse momento de COVID-19 é mais uma oportunidade perdida. Poderia a gestão municipal de Ipiaú mobilizar os prefeitos da região, no sentido de, em grupo unido, cobrar uma maior estrutura para combater a doença e atender os doentes.
Segundo informações, Ipiaú tem na improvisação do espaço da UPA, o centro de referência da Covid-19, estrutura com nove leitos, apenas dois respiradores e nenhuma UTI. É muito pouco pra Ipiaú e menos ainda para os nossos vizinhos.
Ao invés de aparecer numa foto no comércio local, com máscara é claro, apoiando os comerciantes e valorizando o trabalho da equipe de saúde, a prefeita apareceu numa foto na obra de construção de praça.
Canta-se aos quatro ventos, como se fosse uma dádiva de Deus, a aproximação da gestora com o governador. E porque essa aproximação não gerou a estrutura digna da nossa grandeza?
A praça é importante, seja ela na Cinquentenário, na antiga Feirinha ou na Irmã Dulce, mas o momento é de Covid-19, é de luta pela vida, é de busca de segurança para quem se acometer de um mal, que já ceifou sete vidas em nossa cidade e que, infelizmente, nada nos assegura de que não ceifará mais.
Vale repetir, Ipiaú é um município polo de outros 16. O nosso comércio reabriu. Temos dois respiradores, nenhuma UTI.
O DELES VEM AÍ
Desabafou um agente de saúde, dirigindo-se aos vereadores que votaram contra o projeto que os beneficiaria esses profissionais de saúde, com um incentivo de periculosidade.
Ao votarem contra tal benefício, os vereadores da base da prefeita deixaram bem claro que, na opinião deles, os agentes não correm nenhum tipo de risco.
QUE LEGAL!!!
Elogiou um morador de uma cidade vizinha, ao ver os totens e bombonas de aplicação de álcool em gel espalhados na idade de Ipiaú, pensando ter sido fruto da visão avançada e inteligente da Prefeitura.
Inoceeeente!!!
A Doce Mel é que sabe.
ARRAIÁS
Em alguns locais da cidade, já podem ser vistas bandeirolas enfeitando ruas, como quem anunciando o os festejos de São João.
Será que vai ter arrasta pé ou arreda pé? Licor ou “CHOCOLATE”?
QUEBRAR O SILÊNCIO
É o que muitos eleitores que ex-prefeito e pré-candidato Deraldino Araújo, faça o quanto antes. A galera de Dera tá reclamando do silêncio.
Fala, Dera.
DA DEMOCRACIA À OCEANIA
Irritado depois de seu carro (patrimônio adquirido e mantido só Deus sabe), quebrar ao cair num buraco numa das vias do bairro São José Operáro, popular Invasão, o proprietário desabafou dizendo que o que ela já gastou com o automóvel, daria pra calçar daquele local até a sede da fazenda da prefeita, no município de Itagibá.
ATÉ QUANDO???
Olharemos para os quatro cantos de Ipiaú e nos depararemos com elefantes brancos, espaços que poderiam estar sendo utilizados a serviço da nossa comunidade, principalmente a juventude que está ávida por oportunidades?
Na Praça Salvador da Matta, saindo para Itagibá, o antigo Mercado, espaço histórico, amplo, construção forte, estrutura quase indestrutível, ocioso, usado uma vez por ano, durante o São Pedro, que provavelmente não mais acontecerá ali. No bairro Aparecida, saindo pra Jequié, uma quadra inacabável, enquanto jovens e crianças brincam sob o sol escaldante no Arara. Se olharmos para a saída para Ibirataia, outra vergonha.
O antigo CETAN, outro espaço amplo, que certamente poderia se transformar em algo útil para diversas atividades. Se vamos para Barra do Rocha, e olharmos para o lado direito, lá está o Parque de Exposições, outro espaço lindo, amplo, arejado, com várias instalações que também poderiam estar oferecendo algo de bom ao povo de Ipiaú.
E tem outros espaços mais…
O que falta?
Gestão? Visão? Iniciativa? Vontade Política? Amor à terra?
Falta alguém acender a luz no fim do túnel.
MINA DO TESOURO
Pelo menos é o que insinuou, o vereador Pery (PDT), em sessão da Câmara, ser a prefeitura de Ipiaú. Segundo o edil, é uma beleza o que tem de gente enriquecendo na casa verde esmeralda.
A CHINA É AQUI
É o que dá pra acreditar, R$ 147 mil de arroz, escolas fechadas e já em pleno meio do ano.
A merenda é sushi, arroz doce, risoto, arroz de forno, bolo de arroz e feijoada de arroz”
Gil Pereira é professor, radialista, jornalista e âncora do Programa Visão, da Rede 2D