O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF ), determinou nesta sexta-feira, 18, a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Ele estava em prisão domiciliar, mas descumpriu as restrições impostas ao ir até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Na decisão, Moraes ressaltou que a detenção do blogueiro é necessária porque ele estaria desobedecendo as medidas alternativas à prisão impostas anteriormente.
Moraes decretou a prisão de Eustáquio pela primeira vez em 26 de junho. Em 5 de julho, Moraes liberou o blogueiro, mas impôs uma série de restrições.
Eustáquio não poderia ter nenhum tipo de contato com pessoas indicadas na petição, como a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e outros militantes bolsonaristas, como o blogueiro Allan dos Santos.
A decisão proibia o blogueiro de frequentar as redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes sob apuração. Ele também teria que manter uma distância mínima de 1 quilômetro da praça dos Três Poderes, em Brasília, e das casas dos ministros do Supremo.
Proibido de sair de casa sem autorização judicial, ele descumpriu a determinação com a ida até o ministério comandado por Damares Alves. Ele é monitorado pela tornozeleira eletrônica, que apontou o deslocamento.
A Tarde Online