Domingo, Novembro 24, 2024
InícioNacionalFabricantes alertam que pode faltar agulha para aplicar vacina contra coronavírus no...

Fabricantes alertam que pode faltar agulha para aplicar vacina contra coronavírus no Brasil

Eles afirmam que a demanda pode ser maior do que a capacidade de produção da indústria nacional

Entre tantos problemas enfrentados na produçao de uma vacina que imunize toda a populaçao contra o novo coronavírus, que provoca a Covid-19, uma possível falta de estoque de agulhas começa a preocupar.

Isso porque fabricantes apontam que o Brasil pode nao ter capacidade para produzir a grande demanda de seringas que devera ser exigida caso o imunizante seja aprovado.

De acordo com o superintendente da Abimo, a associação brasileira de produtores de itens hospitalares, Paulo Henrique Fraccaro, a capacidade anual máxima de produção de seringas pela indústria brasileira é de 1,5 bilhão por ano

“A demanda pelo insumo vai crescer exponencialmente no mundo todo. E o governo vai ter que continuar com as campanhas normais contra o sarampo, a dengue etc. O tempo de produção para 50 milhões de seringas aqui é de cinco meses”, diz.

De acordo com ele, o Ministério da Saúde já foi informado sobre o assunto. “Mas só para vacinar contra a Covid-19, o Brasil vai precisar no mínimo de 300 milhões de seringas num prazo de três ou quatro meses”, segue ele, que diz ter baseado o cálculo na população brasileira, de cerca de 210 milhões de habitantes. “Não pode deixar para a última hora”, defende Fraccaro.

O Ministério da Saúde, contudo, aponta que o Sistema Único de Saúde (SUS) “possui um dos maiores programas de vacinação do mundo”, que “o Brasil já prepara a rede de logística para o desafio de vacinar a população contra a Covid-19” e que “as aquisições de seringas e agulhas serão compatíveis com a necessidade de cobertura populacional”.

Na semana passada, a União Europeia alertou seus países-membros para o risco de falta de seringas em uma possível vacinação em massa contra a Covid-19.​ As informações são da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Bahia.Ba

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -

Últimas Notícias