Governo brasileiro espera adquirir cerca de 42 milhões de doses no Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) debate na terça-feira (9) a regulamentação dos procedimentos de importação das vacinas da Covax Facility. O governo brasileiro espera adquirir cerca de 42 milhões de doses no Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19. Serão debatidas na reunião questões como prazo de validade da regulamentação e se esta será automaticamente aplicável para o caso de vacinas fora do acordo Covax Facility.
Segundo a agência, o objetivo da regulamentação é enfrentar o caráter de emergência de saúde pública na pandeima. A relatora da proposta de regulamentação é a diretora Meiruze Sousa Freitas. A reunião será pública e divulgada via youtube.
A Anvisa participa das discussões que analisam as vacinas constantes do portfólio do Covax Facility junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Em paralelo à regulamentação neste órgão, o país depende também da sanção de uma medida provisória aprovada na semana passada, pelo senado. A matéria é polêmica, pois reduz o prazo de análise na Anvisa em pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19. Governadores e prefeitos defendem à mudança, diretores e pesquisadores do órgão de vigilância sanitária se opõem. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai ouvir ministérios e técnicos antes de decidir. Com informações da Agência Brasil.
Bahia.ba