Nesta terça-feira (28), haverá uma apresentação do projeto aos secretários estaduais; ministro da Justiça, André Mendonça deve participar
Com um gasto que deve custar cerca de R$ 90 milhões aos cofres públicos, o Ministério da Justiça quer aprovar nesta semana um projeto da Polícia Federal que vai reunir em um só lugar informações criminais de todo o país.
Atualmente, 27 bancos de dados estão em poder dos estados e não se comunicam. Apenas alguns deles estão interligados com o da PF, o que dificulta o trabalho de identificação de autorias de crimes.
Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, o montante da proposta que está na mesa deverá ser custeado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.
A PF atua atualmente com uma base que conta com cerca de 23 milhões de pessoas cadastradas (alimentada por passaportes, crimes, registros de armas etc). O novo sistema permite chegar até 200 milhões, ou seja, toda a população brasileira.
Chamado Abis (Automated Biometric Identification System), o projeto foi levado pela Polícia Federal à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, que encampou a ideia.
Bahia.Ba