Segunda-feira, Maio 20, 2024
InícioMundoPresidente argentino é vacinado com vacina russa contra o coronavírus

Presidente argentino é vacinado com vacina russa contra o coronavírus

A Sputinik V é a mesma vacina da qual o governo da Bahia tem contrato de prioridade, com previsão de receber 50 milhões de doses do imunizante

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, foi vacinado nesta quinta-feira (21) com a vacina Sputinik V, da Rússia. O uso do imunizante para maiores de 60 anos foi aprovado pela agência de medicamentos local, a Anmat, na quarta-feira (20).

De acordo com informações do G1, a vacina russa é a principal aposta da Argentina para controlar a pandemia de coronavírus. Uma carga de 300 mil doses chegou no país no último final de semana. Devem chegar mais 5 milhões de doses em fevereiro e 14,7 milhões nos meses seguintes.

A Anmat informou que a Sputinik V tem eficácia de 91,8% entre pessoas com mais de 60 anos. Depois de 28 dias da imunização, 98,1% dos voluntários apresentaram anticorpos.

A Sputinik V é a mesma vacina da qual o governo da Bahia tem contrato de prioridade. Está previsto o recebimento de 50 milhões de doses do imunizante russo.

Na noite do último sábado (16), o governo baiano ingressou com Ação Direta de Institucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para permitir que Bahia e outras unidades da federação possam importar e distribuir vacinas que ainda não tenham sido autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas já possuam autorização de agência internacional certificada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS).

Representantes da farmacêutica União Química, fabricante da Sputinik V, se reúnem nesta quinta com técnicos da Anvisa para discutir o uso emergencial da vacina. O objetivo do encontro é esclarecer questões que travam a liberação da vacina no país.

Bahia.ba

ARTIGOS RELACIONADOS
Loading Facebook Comments ...
- Publicidade -
Banner azul quadrado

Últimas Notícias