O texto abaixo é da assessoria do deputado
A prefeita Maria Mendonça, o vice-prefeito Cesário Costa, o chefe de Gabinete da SDE, Luis Gugé e o deputado estadual Eduardo Salles, na condição de presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, realizaram nesta quarta-feira (17) reunião virtual com a diretoria da Atlantic Nickel para tratar de contrapartidas sociais que a empresa pode oferecer a Ipiaú, município que não recebe os royalties da exploração da mineração porque a lavra ocorre em Itagibá, mas precisa arcar com os custos nos setores de educação, saúde, segurança e infraestrutura gerados pela mineradora.
Em 2019, em audiência com a participação do vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, a prefeita, o deputado e a diretoria da Atlantic Nickel, as contrapartidas já tinham sido apresentadas.
Sílvio Lima, diretor de Relações Institucionais da Atlantic Nickel, garantiu na audiência desta quarta-feira que o conselho da empresa confirmou que vai ajudar com os custos para a reforma que vai abrigar o grupamento do Corpo de Bombeiros em Ipiaú. Atualmente o órgão só existe em Jequié, que fica a 70 quilômetros
“Eu e a prefeita conseguimos, em 2019, com o governador Rui Costa, com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e o secretário de Segurança Pública um grupamento para Ipiaú, beneficiando toda a região e, inclusive, a Atlantic Nickel. O investimento feito pelo governo estadual em equipamentos será superior a R$ 1 milhão”, lembra Eduardo Salles.
Desde o início do primeiro mandato da prefeita Maria o deputado Eduardo Salles tem trabalhado ao lado da gestora para viabilizar o Centro Industrial de Ipiaú em um terreno de 30 hectares. O parlamentar acredita que o município e a região oferecem toda a infraestrutura necessária para atrair empresas e gerar empregos.
“Fizemos o projeto em parceria com a antiga SUDIC e posso garantir que existe vantagens logística como acesso à água, energia e esgotamento e às BRs 116 e 101, ferrovia e portos próximo, gasoduto passando em baixo e mão de obra qualificada. A ideia é que a Atlantic Nickel pague o terreno ou ceda uma área de sua propriedade para instalarmos o Centro Industrial”, ressalta Eduardo Salles.
O diretor de Relações Institucionais garantiu que vai colocar a solicitação da compra do terreno para apreciação do conselho da empresa. Eduardo Salles afirma que a infraestrutura civil necessária será feita pelo governo estadual e a Prefeitura de Ipiaú.
“É um sonho da prefeita, do vice, meu e de toda a população para gerarmos empregos atraindo empresas, como as fornecedoras da Atlantic Nickel”, encerrou Eduardo Salles.
Por Assessoria de Comunicação do Deputado Eduardo Sales (PP)
“Embora instalada em Itagibá, a empresa está estruturando investimentos sociais que contemplarão iniciativas realizadas no município de Ipiaú”, diz Prefeitura de Ipiaú sobre a Atlantic Nickel